logo
Insparedes - Já ouviu falar em leasing auto? Descubra os prós e contras!
blog-1

Já ouviu falar em leasing auto? Descubra os prós e contras!


Cada vez mais, o leasing auto é um mercado em exponencial crescimento, uma opção cada vez mais tida em conta no momento da aquisição de uma nova viatura.

Pondera adquirir um novo automóvel? Já pensou no leasing auto? Não sabe como funciona? A Insparedes explica-lhe tudo!

O leasing é um contrato que pressupõe o pagamento de uma prestação fixa, ideal para quem não prioriza a propriedade, mas sim a facilidade de locomoção diária. 

Entre as várias opções de financiamento, quando se procura adquirir um automóvel, o leasing é uma opção a ter em conta quando se procura facilidade num processo contratual.

O que é o leasing auto?

O leasing auto é um contrato de aluguer de um automóvel de forma fixa, no qual é estabelecido um valor mensal a pagar pelo uso do veículo. O carro é adquirido pela empresa responsável pelo contrato de leasing. No fim do contrato, este pode ser renovado pelo cliente, por igual período, podendo até optar por trocar o veículo. 

O leasing auto é a solução ideal para quem prefere trocar de carro de quatro em quatro anos, mantendo sempre o mesmo encargo mensal, mas beneficiando de um automóvel recente e moderno. 

Além disso, e mediante as condições do contrato, é possível devolver o carro à entidade competente, bem como optar por ficar com o veículo para propriedade sua, pagando o valor em falta à empresa de leasing, algo que só vale a pena se o carro estiver em muito bom estado e se gostar mesmo muito dele.

Quais as vantagens do leasing auto?

  • Financiamento total - Na solução de leasing auto, é possível um financiamento de até 100%, com todos os encargos incluídos. No entanto, uma entrada inicial pode ser favorável; 
  • Rapidez - O leasing auto é um produto financeiro com resposta mais rápida e com um processo mais facilitado, com menos burocracia do que comparando com um processo de compra com crédito; ~
  • Isenções e benefícios - isenção de imposto de selo na comissão de abertura, benefícios fiscais para empresas e juros de leasing menores do que noutras opções de financiamento; 
  • Possibilidade de renovação de contrato e possibilidade de troca para um novo carro sem despesas acrescidas.

A nível de desvantagens, podemos salientar a inexistência de propriedade, uma vez que o automóvel é propriedade da financeira, mas o condutor é o responsável pela boa manutenção do veículo. 

O facto de o carro ser propriedade de outrém também obriga a um seguro contra danos próprios, mais dispendioso como tal. Uma vez que o objetivo das empresas competentes é a de assegurar a perpetuação dos contratos de leasing, caso queira liquidar todo o valor para ficar com a propriedade do automóvel, estes valores podem ser altamente inflacionados.


Se para si, o leasing auto pode vir a ser uma opção, todas as regras contratuais em volta disso devem ser bem ponderadas. Informe-se bem antes de apostar nesta solução com as entidades competentes.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia