
Fugas de óleo - descubra as causas e as soluções!
O óleo do motor desempenha um papel fundamental no funcionamento de uma viatura.
No entanto, podem ocorrer fugas que, se não forem rápida e devidamente resolvidas, podem provocar danos muito sérios no seu automóvel. Saiba tudo!
O óleo do motor é responsável pela lubrificação das peças de uma viatura, retirando o calor dos mesmos e protegendo-os contra a corrosão.
Existem vários motivos comuns para as fugas de óleo no carro ocorrem, tais como:
Juntas gastas
Com o passar do tempo, vedantes, juntas e anéis vedantes de borracha começam a perder a sua resistência e tornam-se menos elásticos. Como resultado disso, o carro começa a ter fugas de óleo na área da superfície de ajuste, isolado por esses mesmos elementos.
Como atuar?
- Inspecione a tampa da válvula visualmente. A existência de manchas de lubrificante na área de contacto com a cabeça do cilindro indicam que o vedante está gasto, por isso será necessário substituí-lo.
- Verifique a junção entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro: uma fuga neste local poderá ocorrer devido ao sobreaquecimento do motor, o que leva à deformação do bloco motor e da cabeça do cilindro e à respetiva avaria do vedante.
- Desparafuse a tampa do depósito do líquido de refrigeração e verifique se existe algum vestígio de lubrificante no mesmo. A sua presença também indica a perda de estanquidade na junção entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro.
- Verifique o tubo de enchimento do óleo. Se notar a existência de espuma branca sobre o mesmo, poderá ser um sinal de que o líquido de refrigeração estará a entrar no sistema de lubrificação.
- Substitua a cabeça do cilindro. Para o feito, dirija-se com o seu carro a uma oficina, uma vez que será pouco provável que a reparação se limite apenas à instalação de um vedante novo.
- Verifique o suporte do distribuidor de ignição. Se detetar uma fuga, substitua o anel vedante ou o elemento vedante do óleo.
- Inspecione o filtro de óleo. Se verificar fugas de óleo sob as suas juntas, tente resolver o problema, apertando a peça com mais força. Caso não surta efeito, substitua o componente.
- Verifique as juntas de óleo da cambota. O seu desgaste pode ser causado por um aumento de pressão de gás no cárter ou erros de instalação. Neste caso, será necessário instalar novas peças.
Aumento da pressão no sistema
Devido à acumulação de impurezas, a capacidade de produção de secções individuais do sistema de lubrificação é reduzido, o que leva a um aumento da pressão local. Este resultado também poderá advir do facto dos componentes de ventilação do cárter estarem entupidos, o que leva os gases de escape a entrarem no sistema de lubrificação.
Como resultado disso, o óleo é espremido entre os vedantes e as juntas. Por vezes, o problema é causado por um excesso de lubrificante e pela sua elevada viscosidade.
Como atuar?
- Meça a pressão no sistema de lubrificação, utilizando um manómetro. Se estiver acima do normal, proceda ao próximo passo.
- Lembre-se da sua última mudança de óleo. Se desde essa altura, o veículo percorreu aproximadamente 15 000 km, substitua o lubrificante e o filtro de óleo.
- Assegure-se de que usa o produto com a viscosidade recomendada pelo fabricante. Se estiver acima do normal, a pressão poderá aumentar.
- Limpe o sistema de lubrificação, vertendo um aditivo especial no tubo de enchimento do óleo, ligando de seguida o motor e deixando-o funcionar em ponto morto. Depois disso, escorra o fluido, substitua o filtro e acrescente o óleo novo.
- Verifique o nível de óleo. Se exceder o nível permitido, retire o excesso utilizando um equipamento especial sob vacum, ou escorra-o para um bujão de escoamento.
- Remova e inspecione a válvula de descompressão, limpando-a de seguida. Verifique se o mecanismo de bloqueio se move livremente. Se estiver gripado, substitua a válvula ou o conjunto todo da bomba.
- Aqueça o motor até alcançar a temperatura de funcionamento. Retire a tampa do reservatório do óleo e cubra o orifício com a sua mão. Peça a um assistente para pressionar o pedal várias vezes, para aumentar a velocidade do motor a 2000 a 2500 rpm. Se notar um aumento de pressão no sistema ao acelerar o motor, o sistema de ventilação do cárter poderá estar avariado. Dirija-se com o seu automóvel a uma oficina para que seja reparado. Os especialistas irão limpar os componentes e, caso necessário, substituir a válvula PCV e o coletor de óleo.
Erros de instalação
Se os parafusos estiverem mal apertados, isto pode causar um arqueamento ou rachaduras no vedante. Além disso, a degradação da junta poderá advir da utilização de juntas e adesivos, para ficar a mesma.
Como atuar?
- Substitua as juntas e os vedantes. Tenha em atenção o binário de aperto especificado pelo fabricante. Aparafuse os fixadores de acordo com o plano fornecido no manual de revisão do veículo. Ao instalar as juntas do óleo, utilize ferramentas específicas.
Avarias mecânicas
Avarias mecânicas podem ser causadas pela entrada de objetos estranhos ou ao atingir um obstáculo, ao que o cárter do óleo é extremamente vulnerável.
Como atuar?
- Isole a fissura utilizando o método de soldagem fria.
- Dirija-se com o seu automóvel a uma oficina para que o cárter do óleo seja soldado.
- Instale um resguardo para o cárter do óleo. Se conduzir frequentemente em todo-o-terreno ou em estradas de má qualidade, este resguardo irá ajudar a evitar muitos problemas.
Fixadores soltos
Alguns fixadores podem soltar-se, devido à condução em estradas de má qualidade e vibrações excessivas no carro que provocam o desgaste dos componentes de suspensão. Frequentemente, o carro possui fugas de óleo sob o mesmo.
Como atuar?
- Aperte as braçadeiras e os fixadores. Substitua-os, caso seja necessário.
A vida útil do motor está diretamente relacionado com o nível de lubrificação. Por isso, todas as fugas são consideradas prejudiciais e perigosas. Caso desconfie de alguma fuga no seu carro, dirija-se o mais rapidamente possível ao seu mecânico de confiança!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!