logo
Insparedes - Fobias climáticas durante a condução – mito ou realidade?
blog-1

Fobias climáticas durante a condução – mito ou realidade?


Conduzir em tempo de chuva ou nevoeiro já não é tarefa fácil...porém, a tarefa complica quando a isso se aliam fobias. Saiba tudo!

O medo é um estado de alerta que mantém os nossos sentidos atentos a tudo o que nos rodeia. É um processo natural que atua em simultâneo com o nosso sentido de sobrevivência.

No entanto, hoje é nas várias fobias interligadas à condução que nos vamos focar! As fobias são medos irracionais, de grande intensidade, que são desencadeados por situação de perigo iminente. 

São distúrbios que podem reduzir a qualidade de vida, causando sintomas como tonturas, náuseas, ansiedade, taquicardia e até desmaio, afetando a capacidade de viver normalmente. Até aqui, nada de novo! 

Contudo, sabia que existem fobias ligadas à estrada que podem mesmo interferir com a condução, inibindo toda a capacidade de concentração necessária? A origem destas fobias pode ser desencadeada por experiências ou até problemas hereditários, como que herdadas por familiares que demonstravam os mesmos receios.


O que é a homiclofobia ou nebulofobia?

A homiclofobia ou nebulofobia é o medo excessivo e anormal do nevoeiro ou nebulosidade. Este medo pode provocar sensações físicas desagradáveis, provenientes da sensação de incerteza na possibilidade de visão nítida. 

Ao volante, este medo pode causar insegurança ou aumento do tempo de reação. De entre os sintomas, poderão ser experienciados ataques de ansiedade, dificuldade em respirar o bloqueio muscular. 

Para superar esta fobia, o mais recomendado é a realização de um tratamento psicológico com terapias de exposição controlada.


Qual o perigo das fobias climáticas durante a condução?

A nebulofobia é, de facto, uma condição psicológica relacionada com o clima que pode ter efeitos negativos na estrada. 

Esta e outras fobias, como a brontofobia (fobia de tempestades), anemofobia (fobia de rajadas de vento) podem promover a perda de capacidade de condução pelos condutores, fomentando a insegurança.


Quais as dicas Insparedes para conduzir perante situações de nevoeiro?

Face ao nevoeiro, a pouca visibilidade pode ser perigosa, mas se a condução for realizada com as medidas de segurança necessárias e com calma, certamente não terá problemas. 

Assim, a Insparedes aconselha a que: 

  • Recorra a um psicólogo caso sinta que sofre de alguma fobia relacionada com condições meteorológicas; 
  • Assim que observe nuvens baixas sobre a estrada, ative os faróis de nevoeiro. 
  • Utilize o sistema de ventilação do seu carro para desembaciar os seus vidros, evitando embaciamentos provocados pelas diferenças de temperatura externa e interna. 
  • Ligue as escovas para remover o excesso de humidade e melhorar a visibilidade no vidro frontal. 
  • A estrada poderá estar escorregadia, por isso aumente a distância de segurança para com os veículos da frente e adote uma condução defensiva, com mudanças suaves e velocidade controlada. 
  • Em caso de grande invisibilidade provocada pelo nevoeiro, é aconselhado manter as luzes do seu carro ativas, bem como as luzes intermitentes, que sinalizarão a sua presença com alguma antecedência.


Acima de tudo, enquanto conduz em situação de nevoeiro, mantenha todos os sentidos alerta e sua atenção focada na condução, evitando travagens bruscas, mudanças de direção agressivas e velocidades extremas, acautelando assim situações de insegurança!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia