logo
Insparedes - Férias com diversão? Não deixe o seu pet em casa!
blog-1

Férias com diversão? Não deixe o seu pet em casa!


Agora que estamos em época de férias, várias são as famílias que aproveitam para passear e conhecer o país.

Porém, estamos também perante uma época propícia ao abandono dos animais de estimação. Se vai viajar de carro, saiba como levar o seu pet de forma segura e cómoda porque, afinal, ele é também parte da família!


Viajar com animais de estimação implica que se cumpram algumas regras, para a segurança do animal e de todos os ocupantes do carro. O Decreto-Lei nº315/2003 afirma que o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar, tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água, de forma a salvaguardar a segurança do animal. 

Em caso dos animais de estimação viajarem no automóvel sem essas medidas de segurança, pode mesmo sujeitar-se a uma multa. Como tal, os animais de estimação não podem viajar à solta no carro, sob pena de vir a receber uma multa entre os 60 e os 600 euros.


Como deve, então, transportar os seus animais de companhia?

Se vai levar o seu animal de férias, deve assegurar que cumpre todas as normas de segurança, tais como:

1. Caixa transportadora - existem várias caixas transportadoras para cães de pequeno porte e gatos. Esta solução protege o animal, principalmente na eventualidade de acidentes, e deve ser escolhida tendo em conta o peso e o tamanho do seu pet; 

2. Cinto de segurança - o cinto evita que o cão ou o gato fiquem limitados ao espaço da caixa transportadora. É um mecanismo que prende o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do automóvel; 

3. Rede ou grelha divisória - esta opção, disponível apenas para cães, é uma rede que se aplica entre os bancos traseiros e a bagageira, de forma a evitar que o animal possa ser projetado para a frente. Assim, o cão é isolado na traseira do carro, não interferindo com a condução nem andando livremente no interior do carro. Em termos de segurança, para o animal, não é tão eficaz como as alternativas anteriores, mas é a melhor opção para animais de grande porte.


Que outros cuidados deve ter com o seu animal durante uma viagem de carro?

Nem todos os animais gostam de viajar de carro, podendo ser uma situação stressante para eles, causando-lhes ansiedade e indisposição. Como tal, enquanto seu cuidador, pode tomar algumas medidas para que a viagem seja mais tranquila para todos:

1. Não alimente o seu animal de estimação imediatamente antes da viagem, para que ele não enjoe; 

2. Passeie o animal antes de viajar, de forma a que ela possa gastar alguma energia, ficando mais tranquilo; 

3. Controle o ambiente dentro do habitáculo do carro, evitando o volume do rádio muito alto e controlando a temperatura, para que esta seja confortável para o seu pet. 

4. Leve um brinquedo ou manta do seu animal, já que assim o cão ou o gato vão reconhecer o item e associar o mesmo a uma experiência positiva e confortável. 

5. Faça paragens regulares durante o caminho, para que o seu animal de estimação faça as suas necessidades e possa acalmar o stress de estar muito tempo fechado no mesmo sítio.


Para minimizar o efeito stressante de uma viagem longa, tanto para si como para o seu animal de estimação, relembramos a importância de planear a sua viagem com antecedência. 

Deve ter a certeza, de igual forma, que prepara o seu carro para a viagem, de forma a evitar dissabores na estrada e percalços que podem contribuir para a falha de segurança e de mal estar de todos os ocupantes do automóvel. 

Como tal, além de verificar o estado dos pneus do seu carro, bem como o nível de água e de óleo, é importante saber em que estados estão todos os mecanismos do mesmo. Assim, pode optar por uma revisão no mecânico…porém, em época de férias, a nossa promessa é que pode conhecer o verdadeiro estado do seu carro em apenas 15 minutos. 

É verdade, em 15 minutos do seu tempo, a equipa Insparedes dar-lhe-á a conhecer o estado real dos mecanismos do seu carro, bem como a possível necessidade de reparações ou substituições, de forma a que as possa fazer antes de arrancar em viagem. 

O melhor de tudo é que pode agendar online a sua inspeção facultativa, o que lhe poupará ainda mais tempo, para que as suas férias sejam incríveis!


Se tem animais de estimação, levá-los de férias consigo é uma ótima forma de criar memórias inesquecíveis com eles e com a sua família…por isso, neste Verão, não os deixe sozinhos, leve-o à descoberta de novas aventuras por Portugal fora!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!