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Exame de condução a caminho? Descubra as melhores dicas!


A aprovação num exame de condução requer preparação teórica e prática. Estes conhecimentos são transmitidos pelas escolas de condução e testados nos devidos locais de exame.

Se estará nesta situação em breve, conheça alguns dos erros mais comuns aquando a realização do exame e como melhor se preparar!


Apesar da preparação, é habitual um certo nervosismo do examinado. Esse nervosismo pode dar origem a erros que podem efetivamente reprovar o candidato.


O exame de condução

O objetivo do exame de condução é comprovar que os candidatos à carta de condução dispõem dos conhecimentos, das aptidões e dos comportamentos exigidos para assegurar uma condução segura de determinada categoria de veículo a motor. 

O exame de condução integra duas partes, a prova teórica (exame de código) e a prática (exame de condução). A parte teórica antecede a prática e tem como fim comprovar os conhecimentos do candidato. 

A prática destina-se a avaliar as suas capacidades e os seus comportamentos. A admissão a exame de condução requer que o candidato preencha requisitos, como, por exemplo, a idade mínima necessária e uma certa aptidão física, mental e psicológica.


Como é efetuada a prova teórica

O exame de código é realizado num ecrã de computador, por meio de uma aplicação interativa que abrange os conteúdos programáticos abaixo:

  1. princípios gerais de trânsito e segurança na estrada; 
  2. o condutor, o seu estado psicológico e fisico; 
  3. o condutor e o veículo; 
  4. o condutor e os outros utentes da via; 
  5. o condutor, a via e outros fatores externos; 
  6. outras temáticas relativas ao código de estrada e segurança rodoviária.

O exame de Código é constituído por 30 questões, geralmente combinadas com figuras ou imagens relativas a situações de trânsito. As respostas são de escolha múltipla, com entre duas e quatro respostas possíveis. 

A aprovação relativamente à teoria requer que o candidato não responda erradamente mais do que 3 perguntas no caso de candidatura a exame da categoria B. Caso o candidato não seja aprovado, a escola é informada sobre os conteúdos a trabalhar. Caso aprove, recebe a autorização para passar à prova prática após completar as aulas de condução exigidas.


Como é efetuada a prova prática

A prova prática é popularmente designada por exame de condução. No caso da categoria B é feita num veículo de quatro rodas da mesma categoria, de caixa fechada e de cinco lugares. 

Os carros de exame dispõem de pedais de comando e espelhos retrovisores interiores duplicados. A prova é geralmente feita no mesmo carro em que é dada a instrução de condução e abrange determinados conteúdos programáticos, como o conhecimento sobre a preparação do veículo, as aptidões de condução do candidato e o seu comportamento na estrada. 

No início da prova, o candidato é convidado a demonstrar os seus conhecimentos no que diz respeito aos componentes do automóvel e sobre a preparação necessária para a sua condução. 

Normalmente, questões como o reconhecimento dos constituintes do veículo (carroçaria, painel de instrumentos, comandos, motor,etc.), bem como verificação de pneus, direção, travões, fluidos técnicos, podem ser questões abordadas.


Ao iniciar a prova prática

Antes de arrancar, o candidato deve efetuar alguns procedimentos que demonstram os seus conhecimentos de segurança:

  1. Ajustar o banco do condutor e o apoio de cabeça; 
  2. Ajustar os espelhos retrovisores; 
  3. Confirmar o fecho das portas; 
  4. Indicação de dispositivos de manutenção de rotina; 
  5. Adotar uma postura correta; 
  6. Testar o funcionamento da alavanca das velocidades, da embraiagem e do travão de mão, antes de ligar o motor.

Prova prática em condições normais de trânsito

Durante a prova prática, em contexto normal de trânsito, procede-se ao teste de duas vertentes:

  1. Manobras especiais (inversão do sentido de marcha, travagem de serviço, estacionamento em paralelo, etc.) 
  2. Circulação em vias urbanas e não urbanas.

Os percursos de exame são previamente estipulados e podem incluir troços de túneis, autoestradas, zonas residenciais, escolas, passagens de peões, etc. 

A circulação inclui procedimentos como mudanças de direção, entrada e saída de autoestradas, ultrapassagens, etc. O examinador da prova, bem como a série de manobras especiais a efetuar e os percursos são sorteados previamente.


Quando é que ocorre a reprovação

  1. Quando são acumuladas 10 faltas durante a prova, como contraordenações leves ou incorreções que não exijam a intervenção do examinador e não ponham em causa a segurança, como por exemplo quando não se sinaliza uma manobra ou quando não se verificam os espelhos, ou quando se excede o tempo limite para efetuar manobras especiais; 
  2. Quando são verificadas três falhas no mesmo tipo de manobra; 
  3. Quando o motor para três vezes (deixar o carro ir abaixo três vezes); 
  4. Se o candidato se recusar a efetuar alguma manobra; 
  5. Se o examinador tiver de intervir; 
  6. Quando o examinado é auxiliado por alguém; 
  7. Se for posta em causa a segurança do veículo, dos passageiros ou dos outros utentes da via; 
  8. Se ocorrer uma colisão violenta com um obstáculo; 
  9. Se ocorrer uma contraordenação grave ou muito grave;

Como efetuar uma boa preparação antes da prova

  1. Preparando-se devidamente, estudando os conteúdos e praticar, podendo marcar aulas adicionais; 
  2. Descansar antes do dia do exame e relaxar através da prática de desporto ou atividades culturais; 
  3. Evitar stress e pensar em trabalho ou outras questões que possam promover o excesso de ansiedade; 
  4. Não expor a meio mundo a realização desta prova, de forma a evitar conselhos desnecessários ou muitas vezes inoportunos, bem como não ter de dar explicações difíceis, caso reprove; 
  5. Aula de teste antes do exame, que pode ser marcada com o instrutor de condução; 
  6. Não tomar medicamentos que possam levar à redução da concentração; 
  7. Prestar atenção às instruções do examinador e pedir que ele as repita, caso não sejam entendidas; 
  8. Manter a calma e o foco durante a prova.

Caso a prova não seja bem sucedida, não existe limite fixado para o número do reprovações, podendo a mesma ser repetida assim que o examinado quiser e se sentir preparado. Contudo, existem prazos estipulados para a realização da prova prática, prazos que caso não sejam cumpridos podem levar à necessidade de repetição da prova teórica. O importante é não desistir e olhar para a prova como um processo natural que tem de ser superado para a obtenção da carta de condução!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


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