Especial verão - limpeza do circuito de refrigeração do motor!
Desconfia que o sistema de arrefecimento do seu carro está comprometido? Tenciona levar a cabo uma manutenção do circuito de refrigeração do motor do seu carro?
Então, este artigo é para si! Descubra com a Insparedes como limpar o circuito de refrigeração do motor.
Motores de combustão interna de automóveis a gasolina e a gasóleo podem alcançar um rendimento energético efetivo na ordem dos 40% a 43%. Apenas uma parte da energia química do combustível é convertida em energia mecânica no motor e usada para propulsionar o veículo.
Uma parte significativa da energia do combustível é transformada em calor, tratando-se de um subproduto da combustão. Em automóveis modernos o calor de combustão residual é conduzido para fora do motor por meio de um circuito de refrigeração eficiente e regulável.
Por isso, o circuito de refrigeração desempenha um importante papel, sendo que problemas neste circuito são motivo frequente de danos no motor. Isto porque o aquecimento descontrolado do motor leva ao risco de sobreaquecimento, podendo promover a ocorrência de danos severos na mecânica da sua viatura, como é exemplo a extrema expansão de peças metálicas e a destruição dos vedantes.
Contudo, este circuito também influencia positivamente a eficiência do consumo de combustível, o nível de emissões, o conforto e a segurança de condução. Circuitos de refrigeração modernos funcionam através do arrefecimento do motor através de um líquido.
Durante o processo de combustão, o calor residual produzido nos cilindros é conduzido e irradiado para os restantes componentes adjacentes, para o óleo de motor, para o ar envolvente e para o líquido de arrefecimento que circula dentro de canais contíguos aos cilindros.
Como limpar o circuito de refrigeração?
O procedimento de limpeza do circuito de refrigeração tem o objetivo de escoar o líquido refrigerante usado, lavar o sistema para remover depósitos existentes, enchê-lo com líquido novo e verificar a sua estanquidade e função.
Dependendo do estado do mesmo, pode ser necessário lavá-lo com uma solução de detergente especial ou substituir componentes que possam estar comprometidos. Os líquidos de refrigeração e de lavagem usados devem ser posteriormente eliminados para prevenir danos no meio ambiente.
Em modelos mais recentes, pode dar-se o caso de não ser possível efetuar uma lavagem completa de todos os componentes do sistema. Nesse caso, pode ser necessário substituir os respectivos componentes. Quanto à válvula termoestática, recomenda-se sempre a sua substituição aquando a limpeza.
Materiais necessários
- Equipamento de proteção individual como luvas e óculos de proteção.
- Alguidar e depósito de capacidade suficiente para escoar os líquidos usados. O depósito deve permitir um armazenamento e uma eliminação segura dos fluidos.
- Ferramenta para abrir o bujão de sangramento ou para remover braçadeiras.
- Líquido de refrigeração em conformidade com as especificações do fabricante e em quantidade suficiente. Líquido não adequado pode levar à deterioração de componentes.
- Água destilada.
- Detergente indicado para a lavagem do sistema. Este não deve ser agressivo para os componentes.
- Ferramentas para a purga de ar e verificação da estanquidade do sistema.
- Manual do proprietário.
Como sangrar e lavar o circuito de refrigeração
- Verificar no manual do proprietário quais as indicações para o procedimento e as especificações necessárias para os fluidos de refrigeração e de lavagem.
- Colocar o equipamento de proteção e deixar o sistema arrefecer para evitar queimaduras.
- Limpar o radiador com uma escova de cerdas macia ou aspirar, para que fique livre de sujidade. Pode tornar-se necessário usar um produto de limpeza. Não deve aplicar demasiada força. A limpeza melhora o fluxo de ar e, consequentemente, a eficiência de dissipação de calor.
- Verificar a estanquidade do sistema. Isto é feito com uma bomba de ar manual e com um adaptador para o orifício do vaso de expansão. Se ocorrer uma baixa de pressão no sistema após este ter sido pressurizado, isto indica um vazamento.
- Colocar o alguidar debaixo da abertura de drenagem.
- Remover a braçadeira e o tubo da base do radiador ou abrir o bujão de sangramento para escoar o fluido. Desenroscar a tampa do vaso de expansão.
- Desmontar a válvula termostática.
- Fechar novamente o circuito.
- Colocar o detergente de lavagem e atestar com água destilada.
- Para circular a solução de detergente, deve ligar-se o motor, deixando que este atinja a temperatura de funcionamento e ligar a saufagem no nível máximo. Deixe o veículo ligado durante cerca de 30 minutos, deixando arrefecer de seguida.
- Purgar a solução de detergente e repetir o procedimento se for necessário.
- Repetir o procedimento apenas com água destilada para lavar os resíduos da solução de detergente.
- Montar uma válvula termostática nova e substituir a tampa do vaso de expansão.
- Atestar com o fluido de arrefecimento indicado.
- Purgar as bolhas de ar e verificar a estanquidade. Isto é conseguido por meio de um adaptador para o orifício do vaso de expansão. É ligado um compressor ao adaptador. É gerada uma pressão negativa por meio de uma válvula especial. Isto purga as bolhas de ar. O adaptador permite ligar posteriormente um tubo para sugar líquido de arrefecimento para o sistema. Um manómetro permite verificar a estanquidade.
- Verificar o nível de líquido no sistema.
- Ligar o carro e verificar o funcionamento do sistema.
Em alternativa ao procedimento acima, há a possibilidade de fazer a limpeza do sistema através de equipamento especial que gera pulsos de pressão para lavar o circuito. Para o efeito, deve procurar uma oficina especializada que, em menos tempo e com maior preparação, deixará o seu sistema de refrigeração como novo!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!