Especial Verão - A importância do líquido refrigerante!
Verão é sinónimo de calor, dias longos, viagens e férias em família...contudo, é também época propícia a sobreaquecimentos do motor.
Como tal, e para evitar ter de “ficar parado na estrada”, à espera que o motor arrefeça, é fundamental vigiar com regularidade o estado do líquido refrigerante do seu carro.
O líquido refrigerante é um dos líquidos utilizados num veículo, de cor fluorescente, verde ou cor-de-rosa e pode ser adquirido por um preço bastante acessível. Por norma, não lhe é dada a devida importância, mas a sua função é vital para que um veículo funcione corretamente.
O líquido refrigerante é composto, maioritariamente, por água destilada e etilenoglicol. Assim, é a água destilada quem promove a função refrigerante. Já o etilenoglicol é o responsável principal pela ação anticongelante.
Para que serve o líquido refrigerante?
O líquido refrigerante serve, tal como o nome indica, para refrigerar o motor do seu carro. O processo de combustão pode alcançar altíssimas temperaturas, que acabam por deformar e deteriorar as peças do motor.
Como tal, as viaturas contam com um sistema de refrigeração, com o objetivo de manter a temperatura do motor em níveis consistentes e sem grandes oscilações, aproximadamente entre os 90 e os 92ªC. O sistema de refrigeração pode atuar de duas formas: por ar, com a ventoinha do radiador ou com o próprio líquido refrigerante, regulando o calor de todo o circuito do sistema.
Como é usado o líquido refrigerante?
O nível do líquido refrigerante deve ser revisto com regularidade, principalmente se o seu carro costuma estar longos períodos parado. Assim, deve verificar o depósito que se encontra debaixo do capô, que normalmente se apresenta com um símbolo de temperatura ou por uma cor fluorescente (tal como o líquido refrigerante).
O nível de líquido deve estar entre o mínimo e o máximo marcado no próprio depósito. Caso não esteja, deve enchê-lo novamente, da seguinte forma:
- Consulte o manual do fabricante do seu carro, de modo a perceber qual o líquido refrigerante que deve usar. Compre o produto e lembre-se: nunca misture dois tipos de refrigerante!
- Desligue o motor e, se necessário, deixe-o arrefecer até avançar para o próximo passo. Retire a tampa e abra o depósito com cuidado, já que lá dentro poderá existir pressão.
- Encha o depósito com o líquido até que este alcance os níveis marcados. Para fechar, rode a tampa até ouvir um clique.
Ao longo do tempo, os líquidos refrigerantes vão perdendo as suas propriedades, sendo por isso necessário proceder à sua substituição de tempos a tempos. Por norma, a substituição deve ser feita após 40 000km realizados.
Contudo, é importante ir verificando alterações na cor ou aspeto sujo - se isto se verificar, substitua! Na hora de adquirir um líquido refrigerante, tenha em conta a qualidade do mesmo, mas também o tempo adequado entre cada substituição.
Mantenha-se consciente de que um refrigerante de má qualidade, ou sem mudas regulares, pode oxidar e causar impurezas no sistema, acabando por permitir que o motor aqueça e podendo até levar a avarias maiores.
Posto isto, o líquido refrigerante deve conter um índice de etilenoglicol adequado, mediante as recomendações do fabricante do seu automóvel e deve ser renovado periodicamente, o que evitará problemas de sobreaquecimento ou congelação no seu veículo. A reter, também, que atua como um poderoso lubrificante, pois previne a oxidação e corrosão dos componentes do sistema refrigerante do motor.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!