logo
Insparedes - Especial Veículos Elétricos - preserve a bateria do seu carro!
blog-1

Especial Veículos Elétricos - preserve a bateria do seu carro!


Com os Veículos Elétricos a conquistar cada vez mais adeptos, a questão da durabilidade das baterias, bem como da capacidade que vão perdendo ao longo dos anos, surgem algumas dúvidas.

Os veículos elétricos, com o passar dos anos, vão passando por um normal processo de degradação. No entanto, este processo pode ser desacelerado.


A mobilidade elétrica tem cada vez mais conquistado um patamar de afirmação no mercado automóvel, prevendo-se que, dentro de algumas décadas, dominará o mercado e conquistará uma percentagem maioritária nas estradas portuguesas. 

Embora garanta uma pegada carbónica quase nula, a mobilidade elétrica ainda é tida como limitada por alguns aspetos negativos. E se a sua utilização é praticamente nula em poluição, sabe-se agora que as suas baterias, produzidas a partir de terras raras não são propriamente um exemplo sustentável, já que os materiais que as constituem são altamente poluentes. 

Contudo, a questão que mais surge no consumidor prende-se com a capacidade de armazenamento e durabilidade das baterias, que vão perdendo as suas capacidades a cada carregamento. 

Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer alguns elementos que contribuem para a degradação das baterias dos veículos elétricos, bem como o que deve fazer para preservá-la!


Quais os elementos que contribuem para a degradação das baterias?

Carregamentos rápidos

Vários proprietários de carros elétricos caem na ideia tentadora de reduzir o tempo de carregamento das suas baterias. 

Na verdade, não é o carregamento em si que acelera o processo de degradação da bateria, mas sim a subida da carga térmica que o carro sofre durante o carregamento, podendo danificar componentes internos da bateria e fazer com que menos iões de lítio sejam transferidos.

Temperatura ambiente

temperaturas mais baixas podem contribuir para a diminuição da taxa de carga de um veículo elétrico, bem como limitar temporariamente a sua autonomia. Já as temperaturas elevadas, em caso de exposição prolongada, podem representar variados danos nas células da bateria. 

Por isso, é recomendável, caso mantenha o seu EV imobilizado por um período mais longo, e nomeadamente no exterior, o faça mantendo-o ligado à tomada, de forma a que a energia externa mantenha a bateria com o nível de carregamento correto.

Quilometragem

Qualquer bateria de iões de lítio recarregável acaba por sofrer o desgaste das células, à medida que se vão efetuando mais ciclos de carga. Naturalmente, quanto mais quilómetros forem percorridos, haverá maior necessidade de recarregar a bateria. 

Por isso, e quanto houver estas limitações de autonomia, se é o tipo de condutor que percorre muitos quilómetros diariamente, um EV poderá não ser o mais indicado.

Tempo

Outro fator que promove a degradação das baterias é o incontornável tempo. O tempo, como em tudo, é um grande propulsor de degradação, principalmente nas baterias. Contudo, sabe-se agora que baterias refrigeradas a líquidos têm mais taxa de durabilidade do que baterias refrigeradas a ar.


Que medidas posso tomar para preservar a bateria do meu EV?

- Se vai deixar o seu veículo elétrico parado durante mais tempo, principalmente durante os períodos mais quentes do ano, mantenha-o ligado à tomada, para que o sistema faça o acondicionamento necessário da bateria. Se o seu veículo não possuir baterias refrigeradas a líquido, mantenha-o também numa zona de sombra e mais fresca; 

- Especialmente nos dias mais quentes, se o seu EV for programável, opte por ativar o pré-condicionamento de sistema, durante os 10 minutos anteriores ao arranque. Assim, evitará que a bateria sobreaqueça; 

- Sempre que tenha possibilidade, opte por carregamentos normais e evite as cargas rápidas. Isto porque os carregamentos normais não atingem temperaturas tão altas, sendo também mais baratos; 

- Evite circular com o seu veículo elétrico abaixo dos 10-20%, ou seja, já na chamada zona crítica; 

- Na compra de um EV usado, procure viaturas com uma boa margem em termos de garantia, ou seja, pelo menos 8 anos de garantia ou 100.000km. Desta forma, a garantia deverá cobrir a substituição das baterias durante o seu período de vigência, sempre que a sua capacidade de armazenamento esteja abaixo dos 70%.



Gostava de adquirir um Veículo Elétrico mas a questão da bateria ainda é um tema que o “assombra”? Conte com as dicas Insparedes e preserve a bateria do seu EV por mais anos!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia