logo
blog-1

Especial sinoblocos - saiba tudo com a Insparedes!


Possivelmente, já deu por si, numa visita ao mecânico a deparar-se com problemas dos sinoblocos...ou, pelo menos, já ouviu falar. Certo?

Sinobloco é uma adaptação da palavra inglesa “Silent Block”, palavra essa que foi aportuguesada pelos mecânicos, como forma de facilitar a comunicação da mesma.


Os sinoblocos são peças que cumprem a função de absorver as vibrações e os impactos durante a deslocação do carro. 

Estas peças encontram-se dentro do mecanismo da suspensão do automóvel, sendo um dos dispositivos integrantes do sistema de suspensão, onde trabalham as molas, as barras de torsão, os amortecedores ou as barras estabilizadoras. 

É uma das peças responsáveis pela união do chassis com os principais elementos da suspensão, permitindo o movimento da carroçaria, para além de eliminar vibrações e ruídos.


A função anti-vibração dos Silent Blocks

Os silent blocks dispõem de uma borracha que lhes confere flexibilidade, com o objetivo de absorver os impactos e minimizar as consequências dos mesmos, incluindo possíveis ruídos produzidos pela fricção. 

Essa borracha é passível de poder deteriorar-se ou, até mesmo, romper-se pelo desgaste que, com o passar do tempo, e do uso, vai perdendo as suas propriedades e pode endurecer ou perder a sua flexibilidade, permitindo a produção de ruídos que passam para o interior do carro. 

Passagens por buracos e lombas na estrada acabam por influenciar, de forma negativa, este desgaste. 

O mau estado dos sinoblocos pode levar a uma maior instabilidade do seu carro, diminuindo a precisão da condução. Neste caso, torna-se necessária a sua substituição, bem como o alinhamento da direção, para que o veículo recupere a estabilidade original.

Quanto tempo, em média, duram os Silent Blocks?

Num automóvel de tração dianteira, os sinoblocos que mais sofrem desgaste são os do eixo dianteiro, já que é onde há mais articulações por causa da direção. 

Este tem ainda de suportar mais vibrações devido ao peso do motor. Por isso, automóveis de tração dianteira, apresentam necessidade de substituição dos sinoblocos mais cedo. 

Além disso, também o seu design e a qualidade do componente acaba por influenciar a sua duração. Se a qualidade da peça for superior, esta levará mais tempo a deteriorar-se.



Mesmo que não oiça ruídos ou note diferenças na estabilidade do seu carro, o nosso melhor conselho é que efetue, na revisão, uma verificação ao estado dos seus sinoblocos, para que os possa substituir rapidamente, antes mesmo de lhe darem dor de cabeça.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia