Especial motos - Qual o melhor capacete para usar no Verão?
Agora que o calor começa a dar ares de sua graça, é importante relembrar motociclistas não só da importância e obrigatoriedade do uso de capacete, mas também de quais os melhores para fazer frente ao calor.
Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer, mais uma vez, a importância do uso do capacete e como escolher o melhor capacete para utilizar no Verão, de forma a não cair na tentação de o retirar por não suportar o calor.
Em 2017, morreram cerca de 93 pessoas nas estradas portuguesas em acidentes de motas, a maioria com pancadas na cabeça.
Isto porque a cabeça é a parte mais frágil do corpo, sendo as suas lesões as mais graves em caso de acidente, provocando morte ou invalidez da pessoa acidentada.
Como tal, o capacete é um elemento chave na segurança dos motociclistas, seja qual for o percurso, reduzindo em até 50% a ocorrência de lesões mortais.
No entanto, no Verão pode haver a tentação de o desapertar devido ao calor, o que equivale a não o ter sequer colocado.
Não é desnecessário relembrar que o capacete é obrigatório, por lei, tanto para o condutor como para o passageiro, não só como forma de assegurar a segurança, mas também para evitar multas que acontecerão se for apanhado sem capacete.
Mas afinal, qual é o melhor capacete para usar no Verão?
Não caia no erro de achar que a melhor opção é utilizar um capacete aberto, por ser mais fresco e oferecer melhor visão periférica. Pode parecer o mais lógico, no entanto este tipo de capacete é também o que confere menor nível de segurança, pois só cobre a nuca.
Assim, o mais aconselhado é optar por um capacete fechado ou integral, pois se for corretamente apertado é o que oferece mais segurança.
O capacete fechado, além de cobrir totalmente a cabeça, queixo e nuca, também inclui uma viseira que evitará insetos, sujidade e vento, o que só de si já potencializa a segurança. Embora seja mais quente e incómodo nos dias quentes de Verão, na hora de o comprar, opte por um que já contenha sistema de ventilação para que a cabeça transpire.
De entre os vários modelos disponíveis no mercado, também pode optar por um capacete retrátil que, embora não ofereça tanta segurança como um integral, é uma opção versátil pois a sua articulação permite fechar e abrir a parte de baixo do capacete para apanhar um pouco de ar.
Desta forma, a Insparedes aconselha a que, mesmo perante um calor abrasador, não descure a sua segurança enquanto anda de moto. Como tal, escolha um capacete adequado e nunca, em momento algum, pense em tirá-lo enquanto conduz uma moto!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!