logo
blog-1

Especial Famílias numerosas - Como circular seguras?


Viajar em família nem sempre é um mar de rosas…as malas, as cadeirinhas dos miúdos, levar o animal de estimação connosco.

Muita coisa para planear e medidas a tomar para garantir a segurança de todos, certo? A Insparedes dá-lhe um pequeno resumo do que, a nível de segurança, deve relembrar!

É fundamental garantir o cumprimento de todas as regras de segurança para que a viagem corra de feição, principalmente quando se juntam animais e crianças!

Ariscos por natureza, e não tendo noção dos perigos, necessitam de um reforço extra que não só garanta a segurança deles mesmos, mas também a dos outros ocupantes da viatura.


Transportar as crianças corretamente

A lei diz que menores de 12 anos e com menos de 135cm devem viajar em veículos equipados com cintos de segurança, sistema de retenção infantil adaptado ao seu peso e altura, no banco traseiro, como indica o artigo 55 do Código de Estrada. 

Por isso, crianças com menos de 1,35m são obrigadas a viajar na cadeirinha. A maior parte dos sistemas de retenção infantil estão concebidos para poderem ser utilizados por crianças até 150cm e 36kg de peso. 

O cinto de segurança também não deve ser colocado de forma prematura, pelo que deve ser colocado adequadamente, ou seja, com a parte superior a passar acima da clavícula, sem alcançar o pescoço da criança e com a banda pélvica acima dos ossos da pélvis e não do estômago. 

O banco traseiro é o local mais seguro para as crianças. O lugar da frente está delimitado até aos 12 anos.


Transportar animais de estimação

O transporte dos animais de estimação também obriga a que se cumpram regras para o seu transporte. Por isso, se tiverem pequeno porte devem ser transportados em caixas transportadoras para o efeito. 

Animais de médio ou grande porte devem ser protegidos com cintos de segurança próprios, que prendem o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do automóvel. 

Como opção, no caso de cães, pode optar por grelhas divisórias que se aplicam entre os bancos traseiros e a bagageira, evitando que o animal possa ser projetado para a frente.


Outros cuidados para crianças e pets

  1. Para evitar enjoos, não os alimente imediatamente antes da viagem; 
  2. Controle o ambiente e a temperatura no interior do carro, para que esteja confortável para todos; 
  3. Brinquedos para ambos é fundamental para que viagem distraídos e confortáveis; 
  4. Faça paragens regulares pelo caminho.



Quando animais e crianças se juntam, a diversão é garantida! Porém, há que controlar as distrações para que tudo corra “sobre rodas”! Se Julho, que está mesmo a chegar, é o mês de férias em família, então estas dicas são para si!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia