logo
blog-1

Especial Combustível - Conheça os Mitos e Verdades!



Várias são as pessoas que, ao abastecer os seus carros, começam a pensar em alguns mitos e verdades que, embora nem sempre façam muito sentido, até têm a sua razão de ser.


Como tal, a Insparedes hoje dá-lhe a conhecer alguns mitos e verdades relativos ao combustível. Saiba tudo!

  mitos e verdades


A espuma do combustível é igualmente cobrada? Mito

A espuma que é produzida quando abastecemos e que sucede mais no caso do gasóleo, não é cobrada. Essa espuma surge quando o combustível é misturado com o ar na pistola e é aí que se produz a espuma. Quando o liquido passa pelo medidor volumétrico, não contém nenhuma espécie de borbulhas.


Devemos abastecer durante a noite ou manhã cedo pois entra mais combustível no depósito. Verdade

Uma diferença de 20 graus na temperatura do ar produz uma variação de volume na casa dos 2,6% na gasolina e de 1,7% no gasóleo. Mas, os depósitos são tão grande que a temperatura permanece constante em longo de todo o dia. Assim, a flutuação é muito reduzida.


Tenho de escorrer bem a mangueira, pois o combustível que lá fica retido será cobrado? Mito

Deve escorrer bem a pistola, sobretudo para não sujar o carro, mas não escorra a mangueira levantando-a. A pistola tem uma válvula anti-retorno que só deixa sair combustível se houver pressão e que impede a entrada do ar. Como resultado, a mangueira está sempre cheia.. Assim que chegamos ao valor registado, a bomba pára e desce a pressão do combustível e, por muito que aperte o gatilho, levante a mangueira ou a sacuda, não vai sair mais combustível.


Os vapores da gasolina são tóxicos? Verdade

Não é positivo inalar os vapores da gasolina. No entanto, quase todos os postos de combustível contam com um sistema de aspiração de vapores. Assim que retira a mangueira do posto, vai notar um ruído de aspiração. Trata- se de um aspirado que aspira em volta da boca da pistola e reenvia os vapores do combustível de novo para o depósito.


As bombas low cost utilizam restos de gasolina? Mito

Por um lado, todo o combustível têm origem no mesmo sítio: os depósitos da refinaria. Por outro lado, as “low cost” compram diretamente a gasolina às grande petrolíferas e pela poupança que é o facto de não possuir uma frota de camiões. O que pode ser diferente é o pacote de aditivos, que é uma pequena porção de compostos adicionais que servem para melhorar as características do combustível base.


Se a pistola estiver lenta, entra menos combustível do que o que é cobrado! Mito

É verdade que quanto menos for o caudal, mais tende a aumentar o erro. É precisamente por isso que se fazem dois testes, um em caudal máximo e outro em caudal reduzido. Assim, algumas bombas decidem ajustar os caudais baixos para dar a impressão de que entra mais combustível na hora de abastecer.


As bombas são obrigadas a ter um abastecedor de ar e água! Verdade

É verdade, mas apenas em áreas de serviço ou postos de abastecimento com três ou mais produtos diferentes. Estes devem ter ar à pressão e água para encher os limpa pára-brisas.


É proibido utilizar o telemóvel em bombas de gasolina? Mito

Embora não seja legalmente proibido utilizar o telemóvel, é proibido abastecer utilizando qualquer fonte potencial de ignição. O telemóvel entra nesta lista, que inclui ainda fumar e criar pontos de calor ou faísca, ter o motor ligado, as luzes acesas ou rádio ligado ao smartphone. 

Não há casos de incêndios provocados por telemóveis, mas o melhor será não o utilizar enquanto abastece. Faça a chamada depois de abastecer. 


Agora que já conhece alguns mitos e verdades acerca do combustível, concorda com todas ou acha apenas descabidas? Dê-nos a sua opinião!   

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!   


  Aceder à Fonte da Notícia