Engarrafamentos e confusão, descubra as melhores dicas para controlar a situação!
Sabia que, em média, os condutores passam cerca de três dias da sua vida, por ano, retidos em engarrafamentos?
Além de tempo, os engarrafamentos consomem, também, mais combustível, libertando mais gases poluentes na atmosfera e aumentando a probabilidade de acidentes devido ao stress causado aos condutores.
Com a entrada do Outono e aproximar do Inverno, os engarrafamentos são intensificados pelas condições meteorológicas adversas.
Assim, a Insparedes preparou-lhe algumas dicas que o podem ajudar perante engarrafamentos. Saiba tudo!
Evite as horas de maior circulação
Pode parecer cliché, ou até impensável, mas a verdade é que uma das melhores recomendações a ter em conta é evitar as horas de maior circulação, optando por saídas escalonadas.
Assim, deve optar por circular ao amanhecer, ao meio-dia ou à noite, evitando horários como início da manhã ou final da tarde, horas em que se verifica maior densidade de tráfego. S
abemos que para a maioria das pessoas isto é algo impensável, mas será que sair de casa meia hora mais cedo de manhã, não lhe daria tempo também para um belo café para começar bem o dia, antes do trabalho?
Rotas planeadas
O mais comum é optarmos sempre pelas rotas mais conhecidas ou pelas que sabemos que, à priori, serão mais rápidas...por vezes, muitos podem pensar como nós!
Contudo, um plano B pode ser a salvação para que não fiquemos parados por muito tempo! Assim, definir rotas alternativas, como vias secundárias, de forma a garantir uma viagem mais tranquila e menos demorada.
Recorrer à tecnologia
Recorrer a meios tecnológicos, como apps de smartphone, é uma forma de conhecermos as condições de trânsito que vamos encontrar.
Ter em consideração as condições meteorológicas
Mesmo dentro de um carro, as condições do tempo vão certamente afetá-lo! Por isso, além de ter a noção que uma tempestade ou um pouco de chuva, podem ser o suficiente para provocar um engarrafamento.
Assim, deve consultar as previsões meteorológicas e, se possível, iniciar a viagem com alguma antecedência.
Por vezes os engarrafamentos deixam-nos em stress e levam-nos a atrasos imprevistos. Neste caso, a melhor solução é a precaução, optando por estradas alternativas e iniciando a viagem mais cedo.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!