Em mês de regresso às aulas, é vital garantir a segurança!
Setembro é sinónimo de regressos - regresso da azáfama do dia-a-dia, regresso ao trabalho e claro, às aulas!
Por isso, as estradas tornam-se mais movimentadas, sendo crucial maximizar a atenção a todo o ambiente na estrada, principalmente em locais mais movimentados por crianças. Saiba tudo!
Quer estejam sozinhas, quer acompanhadas por pais ou irmãos mais velhos, as crianças são por natureza bastante imprevisíveis. Como tal, há que ter todos os olhos postos nelas, e o instinto de alerta bem preparado para atuar em qualquer situação.
Embora desde cedo haja maior atenção à consciencialização dos perigos na estrada, as crianças são mais suscetíveis a distrações, como brinquedos, bolas, aparelhos tecnológicos, telemóveis, animais de estimação e até a distrações com outras crianças.
Assim, e como forma de colmatar a taxa de atropelamentos, cabe aos adultos assumir um comportamento preventivo, redobrando a atenção (quer seja condutor, quer seja peão), principalmente nas imediações de escolas, parques infantis, centros de estudos, estabelecimentos comerciais, etc.
Outro facto a ter em atenção é a crescente utilização de meios de transporte pelas crianças e jovens, como é o caso das bicicletas e trotinetas elétricas. Embora estes meios de locomoção sejam bastante práticos, podem tornar-se perigosos quando a sua utilização é feita por crianças na via pública.
Pelos factos mencionados acima, é cada vez mais crucial introduzir o ensino da educação rodoviária desde cedo, de forma a que as crianças cresçam com consciência nos perigos que podem aparecer na estradas e para que aprendam a adotar comportamentos cívicos, responsáveis e empáticos perante os outros utilizadores da estrada.
Se tem crianças em casa e, se para si, a azáfama está prestes a começar, lembre-se de manter uma condução defensiva e atenta, respeitando as normas de segurança rodoviária, por si, pela sua família e por todos os utilizadores da estrada!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!