Em época de férias, proteja o seu carro contra furtos!
Com a chegada das férias e o aumento do turismo, aumenta também a taxa de furtos associados a veículos.
Por isso, e embora estejamos todos sujeitos, conheça algumas medidas que podem minimizar os riscos de furto ao seu automóvel!
Nem sempre é possível evitar o furto ou roubo dos carros, mas existem estratégias que geram menos hipóteses de o seu veículo ser escolhido por assaltantes.
O que pode fazer para minimizar as hipóteses de o seu carro ser assaltado?
- Estacionar em linha - Ao estacionar em linha, o assaltante estará mais exposto relativamente a um estacionamento perpendicular.
- Evitar locais com má iluminação - Locais escuros e de menos passagem, como becos ou baldios, oferecem melhores condições para furtos.
- Estacionar em parques fechados e vigiados - Sempre que possível, opte por parques de estacionamento com vigilância e deixe o veículo o mais perto possível dos seguranças ou sob o ângulo de uma câmara de vigilância. É importante não deixar o bilhete de estacionamento no carro, pois será mais fácil levá-lo sem levantar suspeitas.
- Não deixar objetos no carro - Objetos no carro funcionam como um chamariz para assaltantes. Por isso, não deixe no veículo o telemóvel, casacos, óculos ou outros objetos. Caso não seja possível levá-los consigo, não os deixe visíveis. O furto de objetos acarreta sempre despesas, pois o automóvel fica inevitavelmente danificado.
- Não deixar o carro estacionado vários dias no mesmo local - Automóveis estacionados longas temporadas no mesmo local tendem a ser furtados ou roubados, mesmo que não tenham nada no interior.
- Nunca deixe a chave na ignição - Mesmo em paragens rápidas, em que se está a uma curta distância da viatura, as chaves devem estar sempre consigo e nunca na ignição.
- Evitar usar o comando à distância - Em zonas muito movimentadas, abra ou feche o veículo através da chave física e não com o comando.
- Circular com as portas trancadas - Mesmo em movimento, mantenha as portas do veículo trancadas, sobretudo à noite e em zonas com semáforos. Nestes casos, deve também fechar as janelas.
- Instalar bloqueadores no automóvel - Os bloqueadores não são infalíveis, mas ajudam a diminuir o risco de roubo. O bloqueador de volante é uma solução simples, que por estar bem visível para o assaltante, pode levá-lo a desistir de roubar a viatura. Há bloqueadores mais modernos, que permitem bloquear a ignição ou a bomba de combustível sempre que o alarme dispara.
A possibilidade de ter o seu carro furtado pode aumentar fora da sua área de residência, em locais de veraneio ou locais mais turísticos. Como tal, atente às medidas acima e faça por colocá-las em prática, de forma a, pelo menos, surtir em maior dificuldade para os assaltantes.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!