logo
blog-1

Em Abril, águas mil - Conduza com precaução!


Abril é conhecido pelo mês das chuvas, principalmente no norte do país. É, por isso, uma época propensa à existência de um fenómeno chamado “Aquaplaning”.

Mas o que é realmente este fenómeno? Em que circunstâncias se torna um perigo real? São algumas das respostas às quais lhe daremos resposta neste artigo. Saiba tudo!

O aquaplaning, também conhecido como hidroplanagem ou aquaplanagem pode, à primeira vista, ser considerado intimidante. 

No entanto, representa uma pequena percentagem nas causas de acidentes. No entanto, há situações em que se pode tornar perigoso, sendo necessário adotar alguns cuidados para não maximizar os seus riscos e conseguirmos conduzir com segurança em dias de chuva.


Aquaplaning - o que é este fenómeno?

Trata-se da formação de uma barreira de água entre a superfície do pneu e a estrada. Esse fenómeno ocorre gradualmente, especialmente em condições de chuva intensa, quando a velocidade do veículo aumenta ou quando há uma maior quantidade de água na via. 

No entanto, situações que resultam na perda total de controlo do veículo devido à hidroplanagem representam apenas 1% dos incidentes nas estradas e meros 0,1% dos acidentes. 

Este tipo de ocorrência acontece quando os quatro pneus do veículo perdem simultaneamente a sua aderência à estrada, o que é bastante raro. 

Geralmente, o aquaplaning afeta apenas uma parte dos pneus, levando a uma perda parcial de contacto com a superfície da estrada. Ao conduzir sobre uma poça d'água, é possível sentir uma pressão nos pneus afetados, criando uma sensação de desequilíbrio. 

Apesar disso, o contacto dos pneus com a estrada permanece, pelo menos em parte.


Como minimizar o risco de hidroplanagem durante a condução?

  1. Mantenha a velocidade moderadaEvite velocidades altas em estradas molhadas. Reduza a velocidade para permitir uma melhor tração dos pneus na água e aumentar o tempo de reação em caso de hidroplanagem.
  2. Verifique os pneus regularmente: Certifique-se de que os pneus do seu carro estejam em boas condições e com a pressão correta. Pneus desgastados têm menos capacidade de dispersar a água e estão mais propensos à hidroplanagem.
  3. Use pneus adequados para chuva: Pneus projetados especificamente para uso em condições de chuva podem ajudar a reduzir o risco de hidroplanagem.
  4. Mantenha uma distância seguraMantenha uma distância segura em relação aos outros veículos na estrada, permitindo tempo suficiente para reagir caso ocorra aquaplaning ou se o veículo à frente parar repentinamente.
  5. Evite manobras bruscas: Evite travagens bruscas, acelerações repentinas e mudanças rápidas de direção em estradas molhadas, pois isso pode aumentar o risco de perder aderência com a estrada.
  6. Evite áreas com acumulação de águaSe possível, evite dirigir sobre áreas onde a água se acumulou na estrada, como poças profundas, depressões ou áreas alagadas. Essas áreas são mais propensas à hidroplanagem.


O que fazer em caso de aquaplaning?

  1. Não entre em pânico:Mantenha a calma e evite movimentos bruscos, como virar o volante rapidamente ou travar de forma abrupta.
  2. Solte o aceleradorRetire o pé do acelerador gradualmente. Isto ajuda a diminuir a velocidade do veículo e permite que os pneus recuperem o contacto com a estrada.
  3. Mantenha o volante firmeNão tente girar o volante de forma abrupta. Mantenha o volante firmemente e na direção em que deseja que o veículo se mova.
  4. Evite travarEvite travar bruscamente, pois isso pode piorar a hidroplanagem. Se precisar de travar, faça-o suavemente e de forma gradual.
  5. Mantenha a trajetóriaTente manter o veículo na mesma direção em que estava antes do aquaplaning. Isso ajuda a evitar derrapagens ou colisões com outros veículos ou obstáculos.
  6. Aguarde a recuperaçãoMantenha-se paciente e aguarde até que o veículo recupere o contacto com a estrada. Isso pode levar alguns segundos, dependendo das condições da estrada e da velocidade do veículo.
  7. Mantenha uma distância seguraDepois de recuperar o controlo do carro, mantenha uma distância segura em relação aos outros veículos e reduza a velocidade para evitar futuras ocorrências de hidroplanagem.

Um dos fatores principais para garantir a sua segurança em época de chuvas, é garantir a qualidade dos pneus do seu carro e o seu bom estado. Por isso, é recomendável aderir a pneus com elevada aderência a piso molhado!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia