logo
Insparedes - É possível estacionar facilmente com Smart Parking? Saiba tudo!
blog-1

É possível estacionar facilmente com Smart Parking? Saiba tudo!


Estudos indicam que procurar um local para estacionar é uma das situações que causam mais ansiedade durante a condução. Contudo, a tecnologia começa a dar passos para acalmar o estado de espírito dos condutores mais stressados!

Já há muito que a tecnologia tenta inovar na indústria automóvel, oferecendo cada vez mais soluções para tornar não só a condução mais simples e segura, mas também para facilitar na hora do estacionamento.


O Smart Parking funciona através de geolocalização, permitindo ao condutor saber onde há uma vaga livre para estacionar. Basicamente, esta aplicação permite obter um espaço, por bilhete virtual, em parques de estacionamento regulamentados em vias públicas, avisando sobre o tempo disponível até expiração e permitindo controlar o tempo de estacionamento via telemóvel.


Como funciona o Smart Parking?

Os smart parkings permitem melhorar o estacionamento em áreas fechadas, permitindo agilidade e acessibilidade ao condutor. 

Como? Permitindo ao condutor que este verifique a disponibilidade de estacionamento mesmo antes de sair de casa, reservando a sua vaga com antecedência. Assim, ao chegar ao parque de estacionamento, um sensor na barreira de entrada lê a matrícula do carro e permite que o condutor entre sem ter de recolher um bilhete. 

O pagamento também é feito por telemóvel, sem recurso a dinheiro físico. este procedimento permite maior comodidade ao condutor, agilizando todo o processo. 

O smart parking tem ajudado a reduzir o trânsito em grandes cidades, já que menos veículos circulam pelas estradas “à procura” de um espaço para estacionar. 

No entanto, também ajuda a que coimas sejam evitadas, uma vez que os condutores não dão por si “obrigados” a estacionar em lugares impróprios, podendo agilizar o seu estacionamento mesmo antes de chegarem ao parque para estacionar.


Embora ainda pouco recorrente em Portugal, o Smart Parking é cada vez mais tido como uma solução de estacionamento viável, garantindo aos condutores uma mobilidade mais ágil, mais segura e eficiente.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia