
É motociclista? Descubra porque deve equilibrar os pneus da sua mota!
Os pneus desempenham um dos papeis fundamentais para o funcionamento de um motociclo, já que não só contribuem para a sua eficiência mas também para a sua segurança.
A integridade e equilíbrio dos pneus devem ser verificados com regularidade, já que uma má equilibragem pode influenciar negativamente a condução. Saiba tudo!
Devido às diversas áreas de utilização dos motociclos, existe uma grande variedade de tipos e designs de pneus. Os fabricantes de motas e pneus fornecem recomendações de compatibilidade para garantir um desempenho adequado.
Contudo, é crucial verificar regularmente a integridade e o equílibrio ideal destes componentes, utilizando ferramentas apropriadas e seguindo as boas práticas e recomendações dos fabricantes.
Os pneus desgastam-se com o uso e outros fatores. Como tal, é importante manter uma equilibragem correta para garantir uma condução segura. Os motociclistas devem prestar especial atenção a este processo, pois são particularmente vulneráveis a acidentes.
A equilibragem das rodas dos motociclos é efetuada com o pneumático montado na jante e cumpre o objetivo de evitar vibrações pelo desequilíbrio de massa "diametrais", o que é feito com o auxílio de uma máquina que permite detetar e assinalar pequenos desequilíbrios diametrais.
Os desequilíbrios podem ocorrer apenas no pneumático, nas jantes ou em ambos, bastando um pequeno desequilíbrio para, em rotação a médias e altas velocidades, surgirem grandes vibrações.
Função e tipos de pneus
Para garantir a segurança, o conforto e a qualidade de condução de um motociclo, é fundamental usar pneus adequados e em boas condições, devidamente equilibrados e calibrados.
Os pneus são o ponto de contacto entre o veículo e a estrada, sustentando e amortecendo parcialmente o peso da moto, do condutor e da bagagem. Eles proporcionam aderência para direção, aceleração e desaceleração.
Existem diversos tipos de pneus para motociclos, cada um com características específicas adequadas para diferentes aplicações, como competição, desporto, turismo, off-road, entre outros.
Eles podem ter estruturas radiais, diagonais, cintadas ou reforçadas, geralmente feitos de uma mistura de borracha natural ou sintética com uma carcaça de tela para estabilidade. A maioria destes pneus possui um perfil arredondado para facilitar a curva e diferenças de largura entre pneus dianteiros e traseiros para proporcionar uma superfície de contato adequada.
Os fabricantes de motocicletas e pneus fornecem recomendações sobre compatibilidade entre pneus e modelos de motociclos, além de especificarem os trâmites para um equilíbrio perfeito dos pneus. Os pneus também possuem marcações nos flancos, indicando características como largura, velocidade máxima, direção de rotação, data de fabrico, tipo de estrutura e índice de capacidade de carga.
Como manter o correto equílibrio dos pneus de uma moto
Uma vez que se trata de um componente de desgaste, a pressão e o estado de conservação devem ser regularmente verificados. Para o efeito, deve proceder aos seguintes passos:
- Verificação do estado geral dos pneus (existência de fissuras, desgaste, envelhecimento, etc.)
- Verificação da altura dos relevos principais com uma régua e no local de medição apropriado (junto do tread wear indicator). Como estipulado por lei, a altura mínima dos relevos de pneus de motas deve ser de 1 mm.
- Verificação da pressão com um manómetro de mão.
- Equilibragem de acordo com as especificações do fabricante, caso necessário, recorrendo a um profissional certificado.
Circular com a pressão correta dos pneus é meio caminho andado para garantir a sua segurança. Por isso, é crucial verificar a pressão regularmente, especialmente após períodos prolongados de estacionamento ou se houver alterações no comportamento de condução do veículo.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!