logo
Insparedes - É ciclista? Torne-se visível na estrada!
blog-1

É ciclista? Torne-se visível na estrada!


Cada vez mais utilizadores optam por se deslocar nas zonas urbanas através de bicicleta, chegando a fazê-lo não só por lazer, mas também como meio de transporte.

Embora ainda em pouca escala, muitas pessoas já aderiram ao uso da bicicleta nas suas deslocações para o trabalho, não só porque ocupam menos espaço, mas também pela facilidade de estacionamento e como forma de evitar trânsito.


E embora a adopção desta prática seja, de facto, muito menos dispendiosa, acarreta alguns riscos de vulnerabilidade, devido à pouca visibilidade para outros utilizadores das estradas, como automobilistas, condutores de camiões e até de motos. 

Como tal, é sobre esta vulnerabilidade que o ciclista deve impor a sua atenção, de forma a garantir a sua segurança. 

De acordo com dados do IMT, 31% dos ciclistas circula de noite sem sinais luminosos e apenas 40% afirma utilizar coletes refletores. 

Desta forma, é fundamental reforçar e relembrar algumas medidas que incrementarão a segurança do ciclista, minimizando a sua vulnerabilidade na estrada.

  1. Utilize sempre marcas refletoras na roupa ou coletes refletores – Esta medida está prevista no Código de Estrada, afirmando que este material deve ser visível a uma distância de 150 metros.
  2. Utilize luzes de posição na bicicleta, branca na dianteira e vermelha na traseira.
  3. Adquira um sistema de leds para as rodas, um sistema denominado de “Revolight” que sinaliza a bicicleta sempre que ela está em andamento 
  4. Evite utilizar roupas de cores claras quando circula com a bicicleta 
  5. Utilize SEMPRE capacete de segurança 
  6. Pode optar por colocar uma buzina na sua bicicleta, para que se possa fazer notar quando circula.

Embora seja fundamental os ciclistas se precaverem de todos os riscos, também os automobilistas devem estar cientes que, na estrada, tudo pode acontecer! 

Desde um peão a atravessar a estrada indevidamente, um animal a correr ou até um ciclista a surgir de repente, qualquer imprevisto pode acontecer e acabar por trazer prejuízos físicos ou financeiras...por isso, mantenha sempre uma condução atenta! 


Embora os ciclistas sejam ainda utilizadores de pouca relevância nas estradas, todas as medidas são poucas quando se fala de segurança. Por isso, se é ciclista, siga as nossas dicas e contribua para a sua segurança!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


   

Saber Mais