Descubra todas as substâncias emitidas na circulação do seu automóvel!
Sabia que, durante a circulação, o seu carro emite gases contaminantes que prejudicam o meio ambiente? Saiba tudo!
É já de senso comum que um veículo a motor, seja de gasóleo ou de gasolina, provoca a contaminação do meio ambiente, através da emissão de gases nocivos.
Porém, não é apenas o dióxido de carbono que prejudica o nosso planeta, já que o fumo que sai do escape liberta outros gases igualmente prejudiciais.
Os carros com motor de combustão emitem monóxido de carbono, óxidos de nitrogénio, hidrocarboretos e compostos de chumbo.
Já os veículos Diesel emitem partículas de fuligem, hidrocarboretos não queimados, óxidos de nitrogénio e dióxido de enxofre.
Devido a todas estes gases emitidos, existe a necessidade de reduzir as emissões dos veículos mediante restrições e normas que afetam os seus motores.
Assim, descubra quais os gases frequentemente emitidos pela circulação automóvel:
Óxido de carbono:
Mais habituais nos motores a gasolina do que nos Diesel, o monóxido de carbono é produzido quando a combustão não se completa, por excesso de combustível ou pela falta de oxigénio na mistura. A exposição excessiva a este gás pode levar ao envenenamento.
Dióxido de carbono:
A presença deste gaz é mais comum nos veículos a gasolina, estando presente no meio ambiente em todos os seres vivos. Contudo, o excesso deste gás na atmosfera pode provocar efeito de estufa, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a mudanças climáticas repentinas.
Restos de hidrocarboretos:
Os hidrocarboretos são partículas que não foram queimadas na combustão e estão presentes tanto nos gases dos motores a gasolina, como nos motores a diesel.
São tóxicos e podem provocar sintomatologia como comichão, vermelhidão nos olhos, reações na pele e problemas respiratórios.
Benzopirenos:
Estas partículas são mais comuns nos motores a Diesel, pois têm origem em combustíveis menos refinados que a gasolina. São considerados cancerígenos e são responsáveis pela formação de nuvens tóxicas.
Trióxidos de enxofre:
São restos de enxofre que permanecem nos combustíveis, mais habituais na gasolina do que no gasóleo. São altamente tóxicos e são os responsáveis pela chuva ácida que pode surgir.
Porém, são cada vez menos existentes nos combustíveis graças aos processos de refinação.
Óxidos de nitrogénio:
São vários os óxidos de nitrogénio existentes e têm variadas composições. São produzidos pela má combustão nos cilindros, pela alta pressão dos mesmos e por uma mistura mal feita do combustível, sendo mais comuns nos motores a Diesel.
Tinha noção da existência destes vários compostos poluentes dos nossos carros? Embora inevitável a emissão dos mesmos para a atmosfera, saiba que efetuar a manutenção do seu carro regularmente, pode diminuir significativamente a emissão destes gases.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!