logo
blog-1

Descubra com a Insparedes como reduzir o consumo de combustível do seu carro!


As despesas com o combustível continuam a ser uma fração importante no orçamento das famílias que, devido ao trabalho, deslocações familiares, entre outras, dependem do uso do carro no seu dia-a-dia.

Para que possa gerir melhor o seu orçamento e controlar estes custos, a Insparedes dá-lhe a conhecer algumas dicas para que possa reduzir significativamente o consumo de combustível do seu automóvel.

Hoje em dia, os carros mais recentes já possuem, por si só, sistemas mais económicos, tais como os sistemas start/stop, indicadores de passagem da caixa, etc. 

Todavia, se o seu carro ainda não possui estas funcionalidades, não desespere! A Insparedes dá-lhe alguns truques para que possa reduzir o consumo e poupar significativamente.


Mantenha a pressão correta dos pneus

A pressão dos pneus tem tendência a ser um ponto ligeiramente negligenciado pelos condutores, porém é um dos mais fáceis de garantir. 

Por isso, deve ser hábito, uma vez por mês, verificar e retificar a pressão dos pneus do seu carro, uma vez que garantirá que o atrito não afetará a necessidade do seu motor utilizar mais combustível para o andamento. 

Assim, siga sempre a tabela de pressões aconselhadas pelo fabricante do carro e dos pneus, o que se traduzirá automaticamente em poupança de combustível.


Utilize corretamente a caixa de velocidades

A utilização da caixa de velocidades é um fator predominante quando queremos alargar a duração do combustível do nosso carro. 

Assim, ter o cuidado de ter sempre engrenada a mudança certa pode valer entre 1,5 a 3 litros de diferença, equivalendo a uma poupança de 2,5 a 5 euros por cada 100km. 

Para garantir que circula com a mudança certa engrenada, deve primeiro adaptar-se às condições de trânsito, sem que oiça o motor a bater. 

Nos carros a Diesel, deve estar sempre entre 500rpm abaixo ou acima do regime binário máximo, sendo o dobro nos motores a gasolina.


Percursos pequenos não significam pouco gasto de combustível

Sempre que possível, evite utilizar o carro em percursos pequenos, já que, em trajetos curtos, o motor e o catalisador não têm tempo de aquecer até à temperatura de funcionamento ideal. 

Assim, com o óleo mais frio e uma viscosidade mais alta, maior também será o desgaste das peças internas e o esforço do motor, o que significa que o consumo será maior. O mesmo acontece com o catalisador que, estando frio, não é tão eficiente na limpeza dos gases de escape.


Evite travagens constantes

De cada vez que precisamos de recuperar velocidade, o motor necessita de potência suplementar, o que eleva o consumo. 

Assim, se mantiver a velocidade do seu carro o mais estável possível, sem recorrer constantemente ao uso do travão, conseguirá poupar significativamente no consumo de combustível. Isto significa aderir a uma condução planeada e constante, sem grandes acelerações que obriguem, consequentemente, a grandes travagens.


Livre-se de pesos desnecessários

Deixar acumular objetos desnecessários dentro do carro é meio caminho andado para um consumo de combustível superior ao desejado. 

Assim sendo, deve selecionar os objetos que realmente faz falta ter no seu carro e evitar pesos desnecessários, o que ajudará também a reduzir o consumo de combustível.


Mantenha a manutenção em dia

Garantir que a manutenção do seu automóvel é feita a tempo e horas é fundamental quando se falamos em economizar combustível. 

Desta forma, deve garantir estar sempre com as rodas alinhadas, mediante as especificações do fabricante. Caso contrário, o motor entrará em situação de esforço e isso aumentará o consumo. 

Outro aspeto a ter em conta é manter o filtro de ar limpo já que, se estiver sujo, o ar tem dificuldade em ser puxado para o motor, entrando em menor quantidade do que o necessário. 

Desta forma, o motor continua a injetar a mesma quantidade de combustível que, devido à falta de ar, não é totalmente queimado, sendo por isso desperdiçado.


Atente à climatização

Circular com os vidros abertos, sobretudo em auto-estrada, é um hábito que pode trazer problemas, como falta de segurança, projeção de pedras de outros veículos e, a par disso, aumento do consumo de combustível, gerado pela perda de eficiência aerodinâmica. 

Como tal, deve circular com os vidros fechados e a climatização ligada, caso seja necessária.


Agora que já conhece alguns truques que garantirão que poupe no seu combustível, salvando-lhe alguns euros na carteira ao final do mês, lembre-se que circular a velocidades constantes e seguras, é também fundamental, não só para a sua segurança, mas também para a rentabilidade do seu combustível.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!



Aceder à Fonte da Notícia