logo
blog-1

Data de inspeção a chegar? Saiba porque não deve falhar!


A ausência de inspeção de um veículo incorre numa violação ao Código da Estrada, já que se trata de uma obrigação e responsabilidade de cada condutor pelo seu carro.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer quando deve levar o seu veículo à Inspeção Obrigatória e quais as consequências de não o fazer. Saiba tudo!

A Inspeção Obrigatória está legislada e cumpre o propósito de garantir que os veículos circulam em segurança, garantindo a segurança de todos os utentes da estrada. 

Apesar de já não ser necessário o selo estar visível no para-brisas, é necessário todos os condutores terem consigo a ficha de inspeção do veículo, com o mesmo aprovado. 

Caso este não seja o caso, a multa pode ir dos 250 aos 1.250 euros. O valor da coima é maior no caso de circular com passageiros e/ou mercadorias. 

Se já tiver realizado a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), mas não tiver a ficha correspondente em sua posse, a multa é de 60 euros.



Quando deve levar o seu carro à Inspeção?

Se possui um veículo novo, a primeira inspeção obrigatória para os automóveis ligeiros de passageiros tem de ser efetuada quatro anos após a data da primeira matrícula. A partir dos quatro anos, é necessário realizar a inspeção de dois em dois anos até o automóvel perfazer oito anos. 

A partir dessa altura, a inspeção obrigatória passa a ser anual. Todos os veículos devem ser apresentados às respectivas inspeções até ao dia e mês do registo da matrícula. 

Se preferir agendar antes pode fazê-lo durante os três meses que antecedem a data e o dia da matrícula. 

Para efetuar a Inspeção Obrigatória, tem de apresentar os documentos para a realização da inspeção: livrete ou Documento Único Automóvel (DUA) e a ficha da última inspeção (no caso de ser a primeira inspeção não é necessário este documento). Quanto ao preço das Inspeções, pode consultá-los aqui, de forma a conhecer as tarifas regulamentadas para 2024.


Embora a Inspeção seja de caráter obrigatório, deve também vê-la como um ato cívico que assegurará que o seu veículo circule em boas condições de utilização e segurança para si, para os passageiros do seu carro e para os restantes utilizadores da via pública.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia