Conhece os perigos da chuva para si e para o seu automóvel?
Março esta quase a terminar e como diz a gíria popular, “em Abril, águas mil”! Por isso, descubra alguns perigos provocados pelas chuvas que podem colocar em causa a sua segurança!
As épocas de chuva acarretam alguns perigos para os condutores, que têm de se adaptar a essas condições com cuidados redobrados.
O mês de Abril é tido como um dos mais chuvosos do ano, trazendo consigo alguns perigos reais que favorecem a ocorrência de despistes. Conheça-os com a Insparedes!
Pisos escorregadios
Assim que caem as primeiras chuvas, o piso torna-se mais escorregadio devido ao contacto da água com a sujidade da via, incluindo óleo dos carros.
Assim, é fundamental, tendo em consideração o estado da estrada, moderar a velocidade e aumentar a distância em relação ao veículo da frente.
Poças e lençóis de água
Ao circular sobre poças de água, faça-o devagar. Caso verifique que é uma poço de grande dimensão, siga com a primeira velocidade engrenada.
Poças de grande dimensão podem desequilibrar o veículo e provocar a derrapagem, ou até mesmo esconder buracos.
De seguida, experimente os travões que, após se molharem, podem não funcionar corretamente. Conduza lentamente e pressione ao de leve o pedal do travão.
Riscos de aquaplanagem
Pneus com pressão baixa ou em más condições, juntamente com a água e velocidades elevadas são o cocktail ideal para causar a hidroplanagem.
Este fenómeno é caracterizado pela perda total do contacto dos pneus com o piso, resultando no deslizamento do veículo sobre a superfície da água, inibindo o controlo do condutor na direção e podendo até alterar a trajetória.
Assim, é fundamental garantir que circula com os pneus em boas condições e, se se vir em situação de aquaplanagem, evite travar, mantenha o volante firme e não faça movimentos bruscos nem acelere.
Que cuidados ter na presença de peão ou motociclista?
Tal como os automobilistas, também os peões e os motociclistas são vulneráveis ao circular com chuva.
A própria chuva e o seu barulho pode inibir a capacidade de ouvir claramente o que acontece no ambiente rodoviário.
Mas também pode levar a que façam movimentos bruscos para se desviarem da lama e das poças de água. Assim, é imperativo que os condutores estejam preparados para se confrontarem com comportamentos imprevistos.
Preparado para encarar as chuvas de frente? Siga as dicas Insparedes, modere a velocidade, assuma uma condução atenta e cuidadosa e tudo correrá pelo melhor!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!