logo
Insparedes - Conheça os vários tipos de sistemas de portagem em Portugal!
blog-1

Conheça os vários tipos de sistemas de portagem em Portugal!


Já há muito que, em Portugal, várias estradas deixaram de ser gratuitas, surgindo variados pórticos para monitorizar veículos.

São as chamadas portagens, mas será que são todas iguais? Conheça os sistemas de portagem presentes no nosso país.

Desde 2010, várias estradas que, até então, permitiam a circulação gratuita de veículos, passaram a monitorizar os veículos, exigindo o pagamento da circulação através dos famosos sistemas de portagens. Conheça, com a Insparedes, as diferenças entre os vários sistemas de portagens presente em Portugal:


Sistemas Tradicionais de Portagem

Cabines

Ao passar pelas cabines de portagem tradicional em Portugal, o pagamento pode ser feito de forma manual assistida por um colaborador da empresa ou manual automática na via correspondente. 

Há autoestradas com apenas um controlo ou portagem, que pode ser no início ou final do percurso, de acordo com a direção. Em alguns casos, é necessário retirar um título na portagem onde a viagem começa e entregá-lo ao colaborador (ou máquina) no final da viagem. Nestes casos, o montante a pagar depende da classe do veículo e do número de quilómetros percorridos nessa viagem.

Via Verde

A Via Verde é um método de cobrança eletrónica que permite passar por portagens sem ter de parar. O sistema funciona através de um dispositivo no vidro do automóvel para aderentes. Ao passar pela via reservada para os aderentes ao sistema Via Verde, o dispositivo cobra o montante na conta bancária associada. 

As motas com Via Verde têm um desconto de 30% nas portagens em Portugal. As faixas reservadas para Via Verde são identificadas pelo símbolo “V” branco num quadrado verde.

Pré-Pagamento Via Verde

Este método é semelhante ao convencional Via Verde, com a diferença de que o montante a pagar não é debitado na conta bancária. O utilizador pré-carrega o dispositivo e o montante é subtraído à medida que passa pelas portagens. Quando o saldo está prestes a terminar, os condutores recebem um aviso. A recarga pode ser feita numa Loja CTT ou nos Correios, num Agente PayShop ou Multibanco.


Sistemas de Portagem Eletrónica

Pós-Pagamento

Ao utilizar portagens exclusivamente eletrónicas em Portugal, que são normalmente pórticos e não têm cabines, o pagamento deve ser feito no prazo de cinco dias úteis. Este montante pode ser pago em Lojas e Correios, aplicação telemóvel ou na rede ATM, entre outros. Para saber o montante a pagar, é só indicar o número de registo do carro.

Via Verde e pré-pagamento Via Verde

A Via Verde e Via Verde pré-pagamento também funcionam nas portagens exclusivamente eletrónicas de Portugal.

Pré-pagamento Anónimo

O sistema de pré-pagamento anónimo é semelhante ao sistema de pré-pagamento Via Verde. Porém, ao invés de associar o dispositivo ao registo do automóvel, pode ser utilizado em vários automóveis, desde que façam parte da mesma classe.



Sabia que existem tantos sistemas de portagem em território nacional? Ainda é dos que preferem a boa e velhinha estrada nacional, ou reconhece a comodidade e praticidade da circulação nas autoestradas, ainda que careçam de pagamento? Conte-nos tudo!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia