logo
Insparedes - Conheça os diferentes tipos de carros ecológicos
blog-1

Conheça os diferentes tipos de carros ecológicos


Em artigo publicado anteriormente, questionamos se seriam os carros eléctricos assim tão ecológicos. Para lhe dar a conhecer outras alternativas, hoje fazemos uma selecção dos diferentes tipos de carros ecológicos.

Cada vez mais presenciamos uma promoção activa para uma condução mais amiga do ambiente. Porém, pouco se fala das diferenças entre as várias variantes.


Conheça com a Insparedes os diferentes tipos de carros ecológicos:


Carro híbrido

Um híbrido é um automóvel cujo funcionamento apresenta duas motorizações distintas, que tanto podem funcionar de forma independente como associadas.

Geralmente, o sistema mais comum inclui um propulsor a gasolina e um motor eléctrico, havendo também híbridos a diesel. No caso dos veículos a GPL, onde existem dois combustíveis distintos, não se trata de um híbrido, pois existe apenas um motor e a gasolina e o gás alimentam o mesmo bloco em simultâneo.

Habitualmente, o motor eléctrico funciona como um apoio ao propulsor de combustão, tendo baterias com uma autonomia muito reduzida.


Carro Plug-In

O carro plug-in assenta no mesmo tipo de tecnologia do híbrido, porém inclui baterias com maior capacidade e uma ligação para as recarregar por ficha. Este mecanismo permite utilizar um plug-in para maiores distâncias em modo exclusivamente eléctrico. Assim, a maioria dos plug-in oferece uma autonomia eléctrica de até 50 quilómetros, sendo o ideal para os automobilistas citadinos que diariamente percorram distâncias mais curtas.


Carro eléctrico

O carro eléctrico não carece de qualquer tipo de combustível fóssil para que o motor funcione. Este tipo de automóvel tem a vantagem de emitir zero emissões de CO2, sendo por isso amigo do ambiente. Porém, poucos destes automóveis percorrem longas distâncias, e os que o fazem têm de ser maior para suportarem o conjunto de baterias necessárias para essa autonomia. Exemplos deste tipo de viatura é o Smart Electric Drive ou o Renault Zoe.


Diferenciação quanto ao carregamento de baterias:

Quanto à recarga das baterias, os híbridos são os menos exigentes. No entanto, para tirar melhor proveito do sistema é necessário e inevitável um processo de reaprendizagem de condução, sendo fulcral evitar travagens e acelerações bruscas e tirar partido de qualquer descida para regenerar energia.

Já nos plug-in, que contam com um cabo que proporciona um carregamento de cerca de oito horas quando efectuado numa tomada doméstica e de cerca de 30 minutos num posto de carregamento para o efeito.

Para os eléctricos, não há outra opção além de os ligar à corrente, pelo que para poupar bateria, desacelerar e travar com cuidado será sempre a melhor opção.

Agora que já conhece os diferentes tipos de carros ecológicos, já se sente preparado para mudar ou prefere ainda os tradicionais?


Seja qual for a sua escolha, saiba que a Insparedes está aqui para o ajudar realizando inspecções de qualidade que preservarão não só o seu carro, mas também a sua segurança.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia