logo
Insparedes - Conheça os cuidados a ter na condução durante a pandemia do Covid-19
blog-1

Conheça os cuidados a ter na condução durante a pandemia do Covid-19


As recomendações são de que fique em casa. Porém, caso tenha de sair o mais seguro é utilizar o seu carro.

Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer alguns cuidados a ter durante as suas deslocações de carro, como manusear os componentes do seu automóvel e como evitar a proliferação de vírus dentro do mesmo.

Nas últimas semanas, várias são as recomendações para eliminar o vírus das mãos, das superfícies da casa, de pequenos objetos e até da roupa. 

Porém, é o interior do seu carro um dos espaços mais propensos a acumular resíduos, contendo variadas superfícies onde o vírus se pode alojar. 

Embora a utilização do seu carro seja o mais recomendado caso tenha de se deslocar, este exige a adoção de alguns cuidados extra, tal como a Insparedes lhe dá a conhecer de seguida:


Medidas estipuladas no período de Páscoa
  1. Sempre que utilizar o seu carro, faça-o sozinho; 
  2. Caso tenha de se acompanhar por alguém, é aconselhável que todos os ocupantes o carro utilizem máscara de proteção; 
  3. Antes de iniciar a marcha, desinfete o seu carro. Comece pelo manípulo de abertura exterior da porta, volante, manípulo das mudanças, travão de mão, manípulos das portas, botões, pala do sol e frisos das portas e bancos. 
  4. Para o efeito, pode utilizar qualquer produto de limpeza, desde que contenha 70% ou mais de álcool na sua composição. Não utilize lixívia nem produtos peróxidos. 
  5. Utilize água e sabão para limpar revestimentos em pele, já que o álcool pode danificar superfícies em couro. 
  6. Tenha sempre à mão, no seu carro, algumas máscaras de proteção individual, pelo menos para quando sair do mesmo. 
  7. Tente arejar o carro antes de se deslocar, abrindo as janelas do mesmo. • Sempre que sair e voltar ao seu automóvel, desinfete as mãos e o volante, de forma a evitar levar para dentro do mesmo potenciais vírus que tenham vindo consigo. 
  8. Se preferir, pode utilizar luvas de proteção, porém lembre-se de as trocar ao chegar ao carro.
  9. Evite transportar sacos de compras ou outros objetos no interior do seu carro, como por exemplo nos bancos de trás. Transporte tudo num único local, na bagageira. 
  10. Chegando a casa, não circule pela mesma com roupa e calçado com que tenha conduzido, já que esses materiais podem alojar vírus na sua superfície. Retire tudo, desinfete a sola dos seus sapatos e deixe-os a arejar numa varanda ou parapeito da janela. Coloque a roupa para lavar.
  11. Lave bem as mãos, de forma prolongada, entre cada saída e deslocação e logo que chegue a casa. Mesmo fora de casa, se não for uma saída rápida, vá lavando as mãos com regularidade.
  12. Sempre que sair, antes de arrancar no seu carro, lembre-se de o voltar a desinfetar.


Agora que já conhece alguns cuidados que deve ter em conta nas suas deslocações, lembre-se que, só por si, estas medidas não podem combater este vírus já que há outras formas de disseminação.


No entanto, são cuidados que, juntamente com todos os outros, podem fazer a diferença e protegê-lo a si e à sua família. Não descure dos mesmos, já que em causa está a segurança de todos!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!