
Conheça o impacto da Inteligência Artificial na indústria automóvel!
A Inteligência Artificial tem desencadeado uma grande revolução no mercado automóvel, transformando a forma como os carros são pensados e concebidos.
Mas sabe ao certo qual o papel da IA na indústria automóvel da atualidade? Saiba tudo!
A Inteligência Artificial tem dado cartas nas tecnologias empregues no fabrico de automóveis, desde a condução autónoma até à gestão dos sistemas elétricos mais avançados.
Neste momento, o papel da Inteligência Artificial passa por processar grandes quantidades de dados, criando algoritmos capazes de decidir em frações de segundos.
Por isso, cada vez mais se relaciona a IA à mobilidade e à sustentabilidade. Mas em que âmbitos poderá a Inteligência Artificial agregar mais valor na indústria automóvel? Descubra abaixo!
Condução autónoma
O tema mais associado à IA, na indústria automóvel, é a condução autónoma e, embora já tenha conquistado alguns fabricantes, outros ainda ponderam a sua utilização, aguardando que a sua aplicabilidade seja feita com maior grau de segurança.
Embora já se fale da possibilidade, ainda que limitada, de deixar o carro controlar a direção, a travagem e o acelerador, o futuro da aplicação de níveis mais avançados de uma condução ainda mais autónoma parecem depender da IA devido a um complexo sistema de informações.
A capacidade que a IA tem de processar uma quantidade tendencialmente infinita de dados, em tempo real, tornará a condução totalmente autónoma no futuro. Sistemas capazes de aprender para melhor se adaptar a diferentes situações serão cada vez mais frequentes.
Viagens programadas
Se atualmente é normal os carros mais recentes terem monitores cada vez maiores, um grau de digitalização grande e sistemas de realidade aumentada, no futuro todos estes elementos serão ainda mais inteligentes graças à IA.
Assistentes de voz mais evoluídos capazes de realizar ações complexas para gerirem todos os aspetos do carro automaticamente com interações mais suaves e eficientes contribuirão para um entretenimento informativo mais avançado.
Ao mesmo tempo, as atualizações “over the air” tornar-se-ão mais rápidas e precisas para que o carro esteja sempre atualizado nas suas funções, com implicações positivas nos custos de manutenção e na segurança.
Outra ajuda da Inteligência Artificial é a definição da melhor rota, em especial num carro elétrico, onde o planeamento de uma viagem tem de ser mais rigoroso. Será possível programar melhor uma viagem, incluindo as paragens para carregar a bateria, podendo reservar-se o posto de carregamento e ao mesmo tempo gerir a temperatura da bateria para otimizar a sua carga.
Outra questão que, de certa forma, já existe, é a possibilidade de recalcular um trajeto em tempo real no caso de ocorrer mudanças no trânsito e fazer uma gestão otimizada da curva de carga, no caso de um veículo elétrico.
Num horizonte muito próximo é possível fazer uma gestão integrada de todos os objetos ligados à rede, não apenas telemóveis, mas eletrodomésticos, luzes, sistemas de alarme e carros.
Esta é a base das cidades inteligentes em que semáforos, edifícios e veículos estão ligados e "interagem" entre si.
Embora se revele promissor, o uso da Inteligência Artificial na indústria automóvel está ainda num baixo grau de desenvolvimento. Por agora, ainda se temem os riscos ligados à segurança promovida pela IA que, em vez de garantir a segurança rodoviária, ainda pode fomentar alguns problemas.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!