logo
blog-1

Conheça as dicas Insparedes e evite conflitos na estrada!



Cada vez há menos dúvidas que as atitudes e comportamentos dos condutores e utilizadores da via pública são as principais causas de diversos conflitos rodoviários.


Como tal, a Insparedes preparou-lhe algumas dicas para evitar esses conflitos.

conflitos

Comportamentos agressivos e desrespeitosos são, justamente, os que podem colocar em perigo não apenas o condutor, mas também os outros utilizadores da estrada, como passageiros e peões. 

Conduzir nas estradas portuguesas, por vezes, torna-se um verdadeiro perigo. Acidentes, ofensas, discussões, tudo pode acontecer nas estradas... 

Situações destas, meramente provocadas por falta de civismo e ignorância, podem e devem ser evitadas com civismo, educação e não alimentar situações com a “cabeça quente”. 

Alguns pontos óbvios para evitar estes conflitos são cumprir a normas de trânsito, respeitar passadeiras e sinais de trânsito, semáforos e sinais de cedências de passagem.  

Porém, nem sempre é o suficiente para que a experiência na estrada corra de feição. 

Sempre que se circula na estrada, mesmo estando atento à forma como conduz e cumprindo todas as regras, todos estamos sujeitos a nos vermos envolvidos em conflitos ou acidentes. 

Para evitar que isto aconteça, deve adotar uma postura defensiva, de forma a diminuir as probabilidades de perigos provocados por outrem. Assim, saiba que atitudes adotar de forma a evitar conflitos eminentes:

  • Reduzir a velocidade, de forma a aumentar o tempo de reacção para a necessidade de alguma travagem de última hora.
  • Permitir que o ultrapassem e deixá-lo seguir tranquilamente.
  • Conduzir com as duas mãos e mantê-las bem posicionadas no volante, tendo assim mais controlo sobre o carro.
  • Manter uma distância de segurança do carro da frente, para que tenha tempo de parar caso ele trave de surpresa.
  • Respeite os sinais de trânsito e utilize adequadamente a sinalização do seu automóvel, usando sempre os piscas e sinalizando todas as suas manobras.
  • Use sempre o cinto de segurança e mantenha as crianças nas cadeirinhas adequadas;
  • Evite, também, conflitos no interior da viatura, com os passageiros, já que isso pode também “tirar-lhe os olhos da estrada”.
  • Evite ter de alcançar objetos dentro do veículo, mudar estações de rádio ou manipular acessórios de entretenimento.
  • Não conduza se tiver sono, se beber ou se estiver sob efeito de medicamentos que causem fadiga.

Todo este conjunto de medidas é meio caminho andado para prevenir ter de dar resposta a conflitos que possam surgir na estrada. Assim, evite ser culpado por algum acidente ou problema na estrada, mas esteja também atento aos comportamentos alheios, para que se possa proteger e evitar envolver-se num problema desnecessário.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens! 


Aceder à Fonte da Notícia