logo
Insparedes - Conheça alguns sinais que indicam que o seu carro pode estar com avarias!
blog-1

Conheça alguns sinais que indicam que o seu carro pode estar com avarias!


Por vezes, pequenas avarias nos automóveis podem não ser tão evidentes, sendo que só damos por elas quando realmente comprometem o funcionamento dos mesmos.

No entanto, há alguns indicadores aos quais devemos estar atentos, pequenos sinais que nos podem levar a suspeitar de irregularidades no funcionamento do automóvel. Saiba tudo!

Devemos sempre prestar atenção aos sinais do nosso automóvel. Na maioria dos casos e antes dum problema grave, aparecem sinais de alarme que nos podem levar a suspeitar que algo não vai bem no veículo. 

Descubra alguns sinais a que deve estar atento


Indicadores no painel

Há indicadores que são o principal sinal de alarme. No entanto, a sua interpretação varia em cada veículo. A cor do indicador pode indicar a gravidade, mas isto nem sempre é assim.  Por isso, deve sempre consultar o manual do seu carro. Em alguns casos, poderá ser necessário parar o veículo completamente. Por exemplo, uma garrafa com uma gota em vermelho pode significar que a pressão do óleo do motor é baixa, portanto, é preciso parar o carro imediatamente. 

Por outro lado, o indicador do cinto de segurança também pode ser vermelho e significa que alguém está sem cinto de segurança. O mais importante é a segurança e, portanto, deve verificar se todos os passageiros estão com o cinto de segurança. 

Os indicadores amarelos indicam que há uma falha no sistema e os indicadores de cor branca, verde ou azul normalmente são informativos.


Sensações

Se o seu veículo não acelerar como antes, não fizer bem as curvas, demorar mais a parar ou der trancos, poderá ser necessário que um especialista verifique qual é o motivo.


Cor de fumo do cano de escape

O fumo do escape nos veículos pode indicar muito sobre o estado do veículo ou uma possível avaria. Entre os sinais de alarme, se o fumo é branco e espesso, azul, cinzento ou negro ao acelerar, entre outros.


Sons estranhos

Se ouvir um ruído no veículo que não é habitual,  pode significar que algo não está bem e, portanto, deve visitar a oficina. O tipo de ruído, a sua procedência e quando ocorre, pode dizer muito sobre a avaria. 

Por exemplo, se este som anómalo acontecer apenas ao travar, pode ser um desgaste das pastilhas do travão. Se ouvir algo ao mudar de velocidade, pode ser por folga nas engrenagens ou desgaste das buchas. 

Se o ruído for muito suspeito ou se vier do motor, o melhor é parar o veículo, chamar o reboque e levá-lo a uma oficina.


Cheiros

se o cheiro for químico, pode advir de um problema com o veículo; o cheiro a doce pode ser por queimar algum líquido. Se cheirar a borracha queimada, pode ser que algum componente também esteja a queimar. 

O cheiro a ovo podre do cano de escape pode indicar um problema com o conversor catalítico. Se detetar qualquer cheiro que não for habitual, visite uma oficina para um check-up.



Hoje em dia, os carros mais modernos já são tecnologicamente preparados para avisar de qualquer incidência com o veículo. No entanto, recomendamos que não deixe de efetuar revisões ao seu carro, para evitar danos que, à priori, não sejam perceptíveis.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia