logo
Insparedes - Conheça a importância das jantes do seu carro!
blog-1

Conheça a importância das jantes do seu carro!


Embora para muitos as jantes possuam apenas uma missão estética, a verdade é que não é bem assim! Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer algumas curiosidades sobre as jantes do seu carro.

Atualmente, a maioria dos carros possuem jantes produzidas com materiais mais leves, o que se traduz na redução do peso total do veículo, bem como na minimização do consumo de combustível.

Praticamente todos os fabricantes introduzem nos seus modelos jantes em alumínio ou chamadas de jantes em liga leve, mas ainda há casos em que as jantes que vêm de série são de aço convencional, sendo apenas tapadas com um embelezador de roda para ficar mais apelativo. 

Contudo, há quem prefira mudar as jantes do carro por questões estéticas, o que obriga a atentar a alguns aspetos para que esta prática não leve a problemas desnecessários. As principais funções de uma jante em liga leve são duas: por um lado a vertente estética, pois tornam o automóvel um pouco mais desportivo, e por outro lado a missão de uma jante é básica… refrigerar os travões e todo o sistema de travagem, pois fazem com que o ar seja canalizado pelo interior da roda e refrigere tudo o que são pastilhas e discos. 

Por isso, ao afetuar a troca das jantes do nosso carro, temos de assegurar que o perímetro da roda é igual ao da jante de série, pois se não for desta forma, teremos problemas na inspeção ou numa simples operação stop. 

Os modelos podem ser diferentes, mas têm sempre de respeitar as medidas do pneu que o fabricante destinou para aquele modelo e que consta do DUA (Documento Único Automóvel). Se a jante for pequena para os seus pneus, as irregularidades do terreno, buracos e lombas vão ser mais evidenciados, tornando a circulação menos confortável e correndo o risco dos pneus rebentarem. 

Se, por outro lado, as jantes forem maiores que os pneus do seu carro, vai aumentar drasticamente o consumo de combustível, uma vez que existe mais superfície de contacto. Além disso, em tempo de chuva, podem potencializar situações de aquaplanning.


Em que materiais podem ser produzidas as jantes?

Aço 

As jantes em aço são mais económicas e resistentes a buracos na estrada. Além disso, são menos sensíveis a sujidade, embora devam ser limpas de tempos a tempos. 

No entanto, não promovem uma boa refrigeração dos travões, podendo ficar deformadas nas suas laterais e causar vibrações na condução. 

Liga Leve 

As jantes de liga leve caracterizam-se por um visual mais apelativo e com menor peso, melhorando o comportamento do automóvel na estrada. 

Como são mais delicadas, podem sofrer de corrosão, provocando fugas de ar dos pneus. São também mais sensíveis a impactos e pancadas. 

Carbono 

Embora sejam muito leves, este tipo de jantes são também mais caras. Normalmente, são utilizadas em competição. Contudo, existem já jantes de liga leve com componentes em carbono.



Alguma vez pensou na diferença que as jantes podem fazer na performance do seu carro? Quais os tipos de jantes da sua preferência? Conte-nos tudo!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia