Conduza em segurança perante nevoeiro!
Conduzir com nevoeiro é uma das situações de maior medo provoca na estrada. O facto de não ver o que acontece à sua frente cria uma insegurança que pode ser prejudicial ao volante.
Para evitar o stress causado por estas condições, descubra com a Insparedes algumas recomendações!
Em situações de nevoeiro intenso, em que a visibilidade fica completamente influenciada, o mais recomendado é, efetivamente, estacionar fora do fluxo de tráfego.
Contudo, em condições com nevoeiro leve a moderado, é possível conduzir, desde que adote as recomendações certas. O nevoeiro costuma ocorrer a baixas temperaturas, quando gutículas muito pequenas ficam suspensas no ar, reduzindo a visibilidade para menos de 1 km.
Quando a visibilidade fica reduzida a menos de 200 metros, estamos então perante nevoeiro intenso. Um dos fenómenos mais comuns é a ocorrência de bancos de nevoeiro, ou seja nevoeiro local que intercala com zonas sem nevoeiro.
Em todos os casos, o mais importante é não se deixar influenciar pelo nervosismo, tomando decisões sensatas e prudentes.
Como tal, a Insparedes partilha algumas recomendações para que conduzir com nevoeiro não seja, para si, um problema.
Consultar as previsões meteorológicas
Antes de conduzir, é boa ideia consultar as condições meteorológicas para saber se, na rota que vai fazer, se encontram situações de nevoeiro.
Aumentar a distância de segurança
Quando há nevoeiro, é comum nos encostarmos ao veículo da frente para seguir o seu rasto. No entanto, não o deve de todo fazer, já que pode ver-se impossibilitado de agir caso ocorra algum imprevisto.
Utilizar as luzes
Perante nevoeiro, não deve circular com os máximos, mas sim com os médios. As luzes de nevoeiro deve usar quando não for possível ver apenas com os médios.
Reduzir a velocidade
Deve adaptar sempre a velocidade às condições da estrada. Nevoeiro e velocidade não combinam de todo!
Segure o volante com firmeza
Com nevoeiro, é frequente encontrar áreas com gelo e humidade. A camada de gelo ou neve pode ser muito fina e com o nevoeiro pode não ser percebida. Com a estrada molhada, é preciso ter em conta que a travagem é mais longa.
Evite conduzir com nervosismo
Se se sentir nervoso, o mais seguro é sair da estrada e estacionar o veículo num local afastado da circulação.
Evite manobras bruscas e perigosas
Ultrapassagens, travagens bruscas, manobras de marcha atrás e mudanças de faixa são manobras que deve evitar em situação de nevoeiro.
Circular no centro da faixa direita
Não fique muito à esquerda nem muito à direita para evitar colisões com os veículos que podem circular em ambos os lados ou outros obstáculos próximos.
Apesar de todas as recomendações acima serem as mais aconselháveis, o seguro morreu de velho e há situações em que a opção mais segura é mesmo não continuar a marcha. Por isso, se perceber que a visibilidade está mesmo comprometida, deve parar o carro!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!