Condução autónoma: Será que Portugal se adaptará?
Certamente já ouviu falar na condução autónoma que, inevitavelmente, será uma realidade e obrigará a diversas adaptações, principalmente a nível legislativo. Será que sabe o que já está a ser feito em Portugal?
Embora ainda em fase de ensaios, a condução autónoma vai mesmo ser uma realidade!
Porém, para que tal seja possível, além de testes e ensaios, terão de haver ajustes a nível tecnológico e legislativo para que seja um processo seguro e eficaz. Saiba como!
O que mudará na legislação?
Além das questões técnicas e tecnológicas, a vinda dos veículos de condução autónoma representa um grande desafio. Exigirá uma enorme adaptação da sociedade em diversos campos, nomeadamente no domínio legal.
O Código da Estrada português não prevê a possibilidade de veículos autónomos andarem na estrada, em vias públicas abertas à circulação de tráfego, sendo necessário e obrigatório a presença de um condutor.
Porém, tanto a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) como o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) estão a trabalhar com vista a introduzir na lei portuguesa a permissão das viaturas autónomas.
Posto isto, o grupo conjunto de ANSR/IMT proporá ao Governo depois essa alteração legal e regulamentar de forma a que ensaios e protótipos nas estradas públicas sejam permitidos, para uma posterior permissão enquanto meio de transporte fidedigno.
Qual a sua opinião acerca da condução autónoma? Confiará nu carro que conduz por si, ou prefere jogar pelo seguro? Diga-nos de sua justiça!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!