logo
Insparedes - Como atuar em situação de emergência dentro de um túnel?
blog-1

Como atuar em situação de emergência dentro de um túnel?


Ao circular em túneis, estamos expostos a certas situações, por vezes perigosas, das quais nem sempre temos conhecimento. Será que sabemos o que fazer nestes casos?

Avarias, colisões, incêndios, são situações que, dentro de um túnel, nos podem pôr à prova...será que sabe qual a melhor atitude para alguma destas situações? Descubra com a Insparedes.


Avarias

Se ao circular dentro de um túnel o seu carro sofrer alguma avaria, deve imediatamente, e sempre que possível, encostar o veículo o mais à direita da berma. Além da obrigatória utilização das luzes de cruzamento, deve também ligar as luzes de emergência. 

Depois de encostar o veículo, deve sair do mesmo e dirigir-se para a saída de emergência mais próxima, especialmente se circular com mais passageiros, como crianças ou idosos. Deve imediatamente chamar a assistência, através do telemóvel ou de telefones de emergência presentes em alguns túneis. 

Se o seu carro ficar, literalmente, no meio de um túnel, desligue o motor, coloque o colete refletor, assinale a zona com o triângulo e mantenha-se na berma.

Acidentes

Se se deparar com um acidente dentro de um túnel, mantenha a distância de segurança do veículo afetado, para evitar colisões. Se, por outro lado, sofrer um acidente, ligue as luzes de emergência, tente colocar o carro o mais à direita possível e desimpeça as vias para os serviços de emergência. 

Vista o colete refletor e dirija-se para uma saída de emergência.

Incêndios

Colisões entre veículos ou sobreaquecimento dos motores são as principais razões desta situação, altamente stressante num espaço tão fechado como são os túneis. Um dos grandes riscos da presença de incêndios em túneis é a existência das bocas dos túneis, que podem acelerar o fogo. 

Se se deparar com um incêndio num túnel, não deve realizar marcha-atrás ou inverter a marcha. 

Deve sim desligar o motor e deixar a chave na ignição, deixar as portas abertas, sair do veículo e dirigir-se aos pontos de evacuação ou saídas de emergência.

Além das situações acima, deve ter em conta algumas medidas que o protegerão de possíveis percalços dentro de um túnel:

  • Acender as luzes do veículo dentro de um túnel, o que é obrigatório; 
  • Se vir um carro parado dentro de um túnel, deve ligar as luzes de emergência para que os condutores de trás percebam a situação de urgência; 
  • Ter cuidado com o efeito de brilho ao entrar e sair de um túnel, devido ao sol ou claridade. 
  • Manter uma distância mínima de segurança de 100 metros.


As precauções e postura defensiva dentro de um túnel, são ainda mais preciosas. Previna-se de percalços e evite situações de pânico, mantenha a calma e garanta que sai dessas situações “sem um único arranhão!”


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia