Combustíveis que não lançam carbono para a atmosfera, será possível?
Combustíveis que não lançam carbono para a atmosfera, será possível?
Contudo, vários são as pesquisam que procuram a possibilidade de combustíveis sintéticos, que podem ser através da reciclagem de CO2.
A Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, é quem está na vanguarda desta pesquisa, que visa a transformação eficiente do dióxido em monóxido de carbono, que pode ser reaproveitado para criar novos combustíveis e plásticos.
A equipa do Laboratório de Sintéticos e Catalisadores Inorgânicos da EPFL criou um catalisador baseado em ferro que consegue converter 90% do CO2 em monóxido de carbono. Geralmente, para este processo, são usados materiais preciosos como o ouro, demasiado dispendioso para ser usado em massa.
No entanto, a equipa conseguiu usar átomos de ferro com correntes elétricas de baixa voltagem, conseguindo a mesma eficiência que o catalisador com metais preciosos, por um custo bem mais baixo.
Com este catalisador de ferro, o próprio processo de combustão cria o material de base para fazer novos combustíveis e plásticos, diminuindo a necessidade de recorrer ao petróleo.
Essencialmente, isto torna com que os combustíveis sintéticos se tornem neutros em termos de emissões de carbono, pois quase todo o CO2 emitido pela combustão passa a ser reciclado, criando um ciclo fechado, e reduzindo a quantidade de dióxido de carbono que vai permanecer na atmosfera em quantidades consideráveis.
Este processo criado pela universidade suíça ainda é experimental, mas assim que for industrializado, poderá ser combinado com outras tecnologias como baterias ou para produção de hidrogénio.
Desta forma, em pequenos passos, caminhamos par um mundo mais sustentável e saudável. E você, qual a sua opinião acerca disto? Conte-nos tudo!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!