logo
blog-1

Com o Natal à porta, faça da precaução o melhor presente!


A época de festas está aí à porta, sendo uma fase em que se pretende viver os dias com alguma serenidade.

Posto isto, o ideal é não haver contratempos com o seu carro nesta altura do ano, já que se avizinham tempos em que, possivelmente, precisará mais dele para as suas compras de Natal. Assim, saiba com a Insparedes como ter a manutenção do seu carro em dia!

Com as temperaturas mais frias, chuvas e menos visibilidade, o Outono e o Inverno são as fases do ano consideradas as mais difíceis para conduzir. 

Posto isto, não necessita de adicionar à lista de contratempos problemas adicionais que possam surgir na sua viatura. Para o efeito, é recomendável que efetue uma revisão ao estado do seu carro da seguinte forma:

Manutenção geral

O seu automóvel deve estar preparado para enfrentar condições climáticas adversas. Como já referido, a chuva e as temperaturas baixas são comuns. Por isso, é aconselhável verificar principalmente os travões, fluidos e luzes.

Luzes e limpa para-brisas

Agora que os dias estão mais curtos, é aconselhável verificar as luzes e aumentar a visibilidade o máximo possível. Se não conta com luzes diurnas, utilize luzes de cruzamento também durante o dia. Certifique-se que os vidros estão sempre limpos. Em caso de chuva, um para-brisas sujo prejudica a sua visibilidade. 

Deve também manter o carro limpo para que a sujidade não o torne menos visível para os outros utentes da estrada. Verifique também o reservatório do limpa para-brisas e certifique-se de que as escovas estão a limpar corretamente.

Cuidado com as estradas cobertas por folhas

As folhas que caem das árvores depositam-se no asfalto, o que pode especialmente perigoso. Por um lado, podem estar a cobrir defeitos ou objetos na estrada, bem como as próprias marcas da estrada e, por outro, são especialmente escorregadias.

Planeie as suas viagens e consulte as previsões meteorológicas e de trânsito

Recomenda-se não conduzir com mau tempo, exceto se necessário, especialmente em dias de nevoeiro, chuva intensa ou neve.

Verifique os pneus

Um dos elementos mais cruciais, talvez até o mais importante, é o estado dos pneus. É imperativo assegurar que eles estejam com a pressão correta, de acordo com as especificações indicadas no manual do veículo, e que a profundidade do piso seja de pelo menos 1,6 milímetros. 

Quando chegar a hora de substituir os pneus após uma temporada de verão com muitos quilómetros percorridos, é essencial lembrar que existem diversos tipos e modelos disponíveis. Encontrar os pneus adequados depende, em grande parte, das condições climáticas locais e do estado geral das estradas onde irá circular. 

Se reside em regiões onde as temperaturas caem consistentemente abaixo de 7 graus Celsius no inverno, é geralmente aconselhável optar por pneus de inverno. No entanto, em Portugal, onde os invernos não costumam ser excessivamente rigorosos, o mercado oferece uma categoria especial de pneus que podem lidar com variações nas condições climáticas, como chuva, granizo e até mesmo neve.


Caso queira optar por uma situação mais rápida mas igualmente eficaz, a realização de uma inspeção facultativa é, também, uma boa aposta, já que em 15 minutos apenas, ficará a conhecer o estado real da sua viatura, procedendo de seguida a reparações ou substituições que, eventualmente, o seu carro possa estar a precisar, no seu mecânico habitual.


Acima de tudo, agora que se preconiza um mês bem movimentado nas cidades, recomendamos-lhe o máximo de precaução durante a condução, para que tenha um mês seguro e risonho.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da Notícia