logo
Insparedes - Com o Inverno a chegar, saiba como conduzir perante tempestades!
blog-1

Com o Inverno a chegar, saiba como conduzir perante tempestades!


No caso de, ao volante, se deparar com uma tempestade, deve saber que devido ao efeito Faraday, o seu carro é o local mais seguro onde estar. No entanto, será que sabe como adotar uma condução preventiva?

Um raio transporta correntes de 30.000 amperes, 800.000 volts e gera um efeito térmico de 8.000 graus centígrados.


Sabia que o seu carro é seguro perante uma tempestade?

Michael Faraday, químico britânico, demonstrou que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo. Nos seus estudos, apresentou factos de que o campo elétrico é nulo no interior de um veículo eletrizado. 

Assim, se um relâmpago atingir uma viatura em andamento, a carga elétrica é distribuída por toda a superfície metálica, não perfurando o seu interior. Contudo, embora os ocupantes do carro não sofram danos, o mesmo não se aplica à viatura, já que componentes eletrónicos e a própria pintura podem sofrer danos irreversíveis.


Qual a melhor condução a adotar em tempestades?

A grande preocupação gerada pelas tempestades prende-se pelos efeitos que traz consigo, como vento, chuva, granizo e a consequente redução de visibilidade. 

Como tal, de forma a minimizar e riscos e a garantir a sua segurança e dos outros utilizadores da estrada, a Insparedes preparou-lhe algumas dicas: 

Feche os vidros e desligue o rádio, de forma a eliminar qualquer fonte de atração elétrica; Reduza a velocidade e conduza de forma suave e preventiva, tendo em conta o piso molhado, o vento e a pouca visibilidade; 


  • Aumente a distância face ao carro da frente, já que as condições atmosféricas e do próprio piso aumentam a distância de travagem; 
  • Trave progressivamente ao invés de travar bruscamente, especialmente em curvas ou estando próximo de outras viaturas; 
  • Caso verifique que a pouca visibilidade transtorna e dificulta a sua condução, ao ponto de não conseguir ver a estrada ou quem nela se desloca, pare o carro até que as condições acalmem;
  • Em caso de granizo, caso o barulho seja muito incómodo ao ponto de o distrair da condução, pare o carro na berma, fazendo-se visível com luzes de perigo.


Agora que o Inverno se aproxima a passos largos, além de adotar uma condução ainda mais atenta, deve também garantir que o seu carro está preparado para os meses que aí vêm. 

Como tal, de forma a verificar todos os componentes do seu carro, de forma rápida, eficaz e segura, confie o seu carro às mãos experientes da Insparedes que, em apenas 15 minutos, efetuarão um serviço de inspeção facultativa à sua viatura. 

E o melhor de tudo, é que não tem de esperar! Pode efetuar o seu agendamento online, no site Insparedes, sendo atendido à hora que marcar.


Previna-se do mau tempo que o Inverno traz consigo e garanta que o seu carro está preparado para o desafio!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia