logo
blog-1

Com o ano a estrear, descubra os erros que deve evitar!


O ano acaba de começar, porém ainda temos pela frente grande parte do Inverno.

Para conduzir corretamente nesta estação, evitando começar já o ano com “dores de cabeça”, descubra com a Insparedes os erros que deve evitar na condução durante o Inverno!


Com o Inverno, vêm também os dias mais curtos e escuros, a chuva, neve, vento e descida abrupta das temperaturas. 

Como tal, deve aumentar a precaução e evitar cometer erros que podem apresentar riscos para a sua segurança e para os outros utilizadores da estrada.


Não preparar o automóvel para o Inverno

Não preparar a sua viatura para esta estação é, talvez, um dos erros mais comuns. Contudo, é necessário verificar os componentes dos carros, tal como o estado dos pneus, travões e líquidos, os amortecedores, velas de ignição, para-brisas e bateria também devem ser verificados. 

Se costuma circular em locais com neve, e caso não possua pneus de Inverno, deve levar as correntes de neve. O sistema de climatização também deve ser revisto.

Não verificar o estado das luzes

Ao ter menos horas de luz solar é fundamental ver e ser vistos. Por isso, é crucial que as luzes funcionem corretamente e que os faróis estejam bem nivelados e sem defeitos nas luzes.

Não planear a viagem nem conhecer rotas alternativas

Isto é especialmente importante no caso de viagens longas. Devemos ter um plano B para qualquer incidência, assim como estar informados sobre o estado do trânsito, obras, estradas cortadas, etc.


Não respeitar as leis de trânsito

As condições meteorológicas específicas do inverno tornam fundamental respeitar o regulamento, os limites de velocidade ou a distância de segurança. Caso o clima não seja o melhor para conduzir, deve reduzir a velocidade e adaptar-se às condições da estrada, aumentar a distância de segurança ou estacionar o veículo, caso as circunstâncias comprometam a segurança ao volante.

Não adotar uma condução atenta e defensiva

Durante a condução, é de extrema importância evitar distrações. Utilizar o telemóvel é uma delas! No entanto, poucos condutores são conscientes do risco que há em manter uma conversa em mãos livres, situação que multiplica a probabilidade de cometer erros graves na condução ou sofrer um acidente.

Não adaptar a forma de conduzir

É recomendável que, no Inverno, opte por realizar as manobras de forma progressiva, evitar travar, acelerar ou outros movimentos de modo brusco, que possam provocar a perda de controlo do veículo. Isto é especialmente importante quando não há iluminação suficiente para que os outros utentes possam prever os seus movimentos ou em condições meteorológicas adversas como chuva, vento, neve ou gelo.

Conduzir com casaco

Não é recomendável conduzir com roupas com muito volume ou utilizar cachecol, já que, e embora pareça algo inofensivo, este facto diminui a mobilidade e não permite que o condutor possa realizar todos os movimentos de forma correta. Para além disso, também afeta o funcionamento do cinto, que não fica devidamente colocado.


É importante tomar medidas defensivas e responsáveis durante todo ano. Contudo, no Inverno é necessária uma responsabilidade acrescida!

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia