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Com a chegada do calor, cuide do circuito de refrigeração do motor!


Com a primavera a decorrer a passos largos para o regresso do Verão, é agora altura de prestar um pouco de atenção ao circuito de refrigeração do motor do seu carro.

Por isso, se desconfia que o sistema de arrefecimento do seu veículo está comprometido, ou se pretende apenas precaver-se para a chegado do calor, este artigo é para si. Saiba tudo!

De tempos a tempos, é importante dedicar algum tempo à manutenção do circuito de refrigeração do motor, já que este desempenha funções importantes e caso tenha problemas, pode resultar em danos no motor.


Como funciona o circuito de refrigeração?

Os motores a gasolina e a gasóleo podem atingir um rendimento energético eficaz em torno de 40% a 43%. Contudo,  apenas parte da energia química do combustível se transforma em energia mecânica para mover o veículo. 

Uma parte significativa dessa energia é convertida em calor como resultado da combustão. Nos automóveis modernos, esse calor residual é dissipado do motor por meio de um sistema de refrigeração eficiente e ajustável. 

O sistema de refrigeração desempenha funções vitais e o seu mau funcionamento pode provocar danos no motor. O sobreaquecimento do motor pode resultar em danos graves à mecânica do seu carro, como a dilatação excessiva de peças metálicas ou falhas nos vedantes. 

No entanto, além do arrefecimento, o sistema tem outras funções. Uma gestão térmica adequada pode influenciar positivamente a eficiência do consumo de combustível, as emissões, o conforto e a segurança durante a condução. Sistemas de refrigeração modernos funcionam através do arrefecimento do motor por meio de líquido. 

Durante a combustão, o calor residual nos cilindros é transferido para os componentes adjacentes, o óleo do motor, o ar circundante e o líquido de refrigeração nos canais próximos aos cilindros. Esse líquido é então forçado a circular pela bomba do sistema de refrigeração, transportando o calor para longe do motor. 

O líquido refrigerante circula num circuito fechado, saindo do motor e passando pelos outros componentes do sistema antes de retornar ao bloco do motor numa temperatura mais baixa. A dissipação de calor ocorre no radiador, onde o líquido arrefece. O radiador é projetado para aumentar a área de contato do líquido com o ar, permitindo uma dissipação eficiente do calor. 

A ventoinha, acionada eletricamente, regula a dissipação de calor, independentemente do movimento do veículo. A gestão térmica do veículo visa otimizar a temperatura do motor para reduzir o consumo de combustível, as emissões e melhorar o conforto. A sofisticação desse sistema varia entre os modelos, podendo incluir controlo por computador.


Porque é que a manutenção é essencial?

A manutenção do sistema de refrigeração deve seguir os intervalos recomendados pelo fabricante. Apenas dessa forma é possível garantir o funcionamento adequado ao longo da vida útil do veículo. Durante esse processo, são verificadas a funcionalidade e a estanqueidade dos seus componentes. 

Sinais comuns que indicam a necessidade de manutenção incluem, por exemplo, uma redução na eficiência do sistema de arrefecimento, uma coloração ferrugem no líquido refrigerante ou a presença de partículas estranhas no líquido. 

Proceder à manutenção previne não só danos no motor devido ao sobreaquecimento, como garante a melhor eficiência do mesmo. Além disso, promove o prolongamento do tempo de vida útil do motor do seu carro e permite a maximização da segurança do seu carro, já que evita a existência de falhas mecânicas.


Como limpar o circuito de refrigeração?

  1. Escolha do produto de limpezaExistem produtos específicos no mercado projetados para limpar o sistema de refrigeração. Certifique-se de escolher um produto compatível com o seu tipo de veículo e siga as instruções do fabricante.
  2. Drenagem do líquido refrigeranteComece por drenar todo o líquido refrigerante do sistema. Utilize uma ferramenta para abrir o bujão de sangramento ou para remover braçadeiras. Certifique-se de ter um recipiente adequado para coletar o líquido usado e descarte-o de acordo com as regulamentações locais.
  3. Enxágue inicialApós drenar o líquido refrigerante, encha o sistema com água limpa e deixe-o circular por alguns minutos. Isso ajudará a soltar quaisquer resíduos acumulados no sistema.
  4. Adição do produto de limpeza: Siga as instruções do fabricante do produto de limpeza e adicione a quantidade recomendada ao sistema de refrigeração. Certifique-se de usar a quantidade correta para o tamanho do sistema do seu veículo.

  5. Circulação do produto de limpezaLigue o motor e deixe-o funcionar por um período de tempo especificado pelo fabricante do produto de limpeza. Isso permitirá que o produto circule pelo sistema e remova quaisquer depósitos de resíduos.
  6. Drenagem e enxágue finalApós o período de circulação, desligue o motor e drene completamente o produto de limpeza do sistema. Em seguida, encha o sistema com água limpa e deixe-o circular por alguns minutos para enxaguar qualquer resíduo remanescente.
  7. Reabastecimento com líquido refrigeranteDepois de enxaguar o sistema completamente, drene a água limpa e reabasteça o sistema com líquido refrigerante novo e de alta qualidade. Certifique-se de seguir as recomendações do fabricante do veículo em relação ao tipo e quantidade de líquido refrigerante a ser usado.
  8. Verificação de vazamentosApós completar o processo de lavagem do sistema de refrigeração e reabastecer com líquido refrigerante novo, verifique se há vazamentos em todas as conexões e mangueiras. Certifique-se de que tudo está seguro e em boas condições antes de fechar o capô do veículo.

Devido à complexidade deste sistema, pode optar por efetuar a manutenção do sistema de refrigeração do seu carro no seu mecânico de confiança, que além de experiência poderá possuir equipamentos para o efeito. O importante é que a manutenção esteja em dia!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


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