
Carta de condução no telemóvel? Saiba tudo!
A carteira digital europeia visa facilitar a vida aos cidadãos europeus, permitindo o armazenamento seguro de documentos como o BI eletrónico ou a carta de condução, cartões bancários, etc.
Trata-se de um grande passo para todos os cidadãos da Europa, o que possibilitará o transporte simples e unificado dos seus documentos pessoais.
O processo de digitalização
Em Junho de 2021, a Comissão Europeia apresentou o projeto da carteira digital europeia, num contexto em que a pandemia provocou a aceleração do processo de digitalização de empresas, administração pública e governos europeus.
Em que se repercutirá na condução
Em alguns países, já é possível conduzir sem se fazer acompanhar de um documento físico. Em alguns, é possível possuir uma aplicação de telemóvel onde se possui a carta de condução digital.
A aplicação proposta pela União Europeia visa centralizar todos os documentos, quer de identificação, quer de licença de condução, numa só plataforma, sendo os mesmos válidos em todo o território europeu.
Quando estará disponível a carteira digital?
A Comissão Europeia previa que esta pudesse ser uma realidade já no ano corrente, tendo solicitado aos Estados membros um esforço em conjunto, no sentido de trabalharem em ferramentas técnicas que viabilizassem o sistema, de acordo com as funcionalidades e aspetos legislativos preconizados em debates no Parlamento Europeu.
De momento, o processo está ainda em negociações entre os vários países europeus, que visam encontrar soluções técnicas e legislativas que permitam a rápida adoção da carteira digital.
Ainda que não se saiba, ainda, se ou quando a ideia será efetivamente implementada, é sem dúvida um grande passo na centralização de informação, um passo inovador que visa facilitar a vida de todos os cidadãos europeus. Concorda com esta ideia?
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!