logo
Insparedes - Carros usados: Cuidados na Compra
blog-1

Carros usados: Cuidados na Compra


Os veículos em segunda mão podem ser um bom negócio, mas exigem cautelas redobradas em relação ao seu estado, garantias e financiamento. Se visitar os bancos certos, poupa centenas de euros por ano.

Todos os anos, são vendidos milhares de carros usados. Como se trata de um bem que não se apresenta no estado de conservação original, convém ter uma ideia da qualidade geral e do preço justo antes de comprar.

1.     Pontos-chave a inspecionar

Se não tem conhecimentos de mecânica, peça ajuda a um técnico especializado.

2.     Preço justo

Não há uma forma única de calcular o preço justo, mas alguns indicadores ajudam a fixar limites aceitáveis.

3.    Rodagem por vários bancos

Visite várias instituições de crédito, a começar pelo seu banco, peça simulações para o montante de que necessita e contabilize os encargos associados às diversas modalidades de financiamento.

4.     Registo online a partir de 55€

Para registar o carro, preencha o impresso de modelo único de registo automóvel (Documento Único Automóvel), disponível no sítio do Instituto dos Registos e Notariado, e entregue nos serviços da conservatória competente. Junte cópias do título de registo de propriedade e do livrete ou o certificado de matrícula (DUA), bem como uma cópia do contrato de compra e venda. Este serviço também funciona nas lojas do cidadão, com um custo de 65 euros. 

 

5.     Protegido pela garantia

Novos ou usados, os automóveis têm direito, por lei, a dois anos de garantia a partir da data de compra. Mas conte com algumas exceções: se um particular lhe vender o carro, não é obrigado a dar-lhe qualquer garantia. Por isso, se nada percebe de carros, peça a um mecânico da sua confiança para fazer uma verificação tão exaustiva quanto possível. Uma descoberta atempada pode evitar-lhe dores de cabeça.

A obrigação da garantia só se aplica aos comerciantes.          

Ver fonte da Notícia