logo
Insparedes - Carro fresco sem ar condicionado? Com este truque sai mais barato!
blog-1

Carro fresco sem ar condicionado? Com este truque sai mais barato!


Finalmente, o Verão chegou e consigo trouxe também o calor que faz com que o interior dos automóveis se transforme num autêntico “forno”!

Hoje em dia, a maioria dos automóveis já possui ar condicionado...contudo, nem sempre assim foi e houve a necessidade, em tempos, de se atentar a alguns truques que não só tornavam possível estar dentro do carro durante o Verão, como permitiam que as viaturas não sobreaquecessem.

Claro que, possuindo ar condicionado no seu automóvel, poderá achar que estas dicas não são para si...mas “o seguro morreu de velho” e um dia poderão ser-lhe bastante úteis caso o sistema de refrigeração do seu carro se danifique ou deixe de funcionar por alguma razão. 

Um carro ao sol pode, facilmente, atingir os 55ºC, bastando para isso que no exterior o termómetro marque os 35ºC. Até podia ser agradável, se estivesse à sombra ou a desfrutar de um dia de praia. 

Porém, durante a condução, pode ser um verdadeiro “filme de terror”, já que em caso de calor extremo, a capacidade de concentração e de reação de um condutor pode reduzir em cerca de 20%. Assim, a temperatura ideal que deve sentir dentro do habitáculo do seu carro é de 22ºc. 

Impossível num dia de Verão, com temperaturas escaldantes e sol de cegar, certo? Mas há alguns truques que podem ajudar a, pelo menos, não criar uma sauna dentro do seu carro! Um deles, claro está, é recorrer ao velho truque da pala solar no vidro dianteiro do carro, o que ajudará a anular a absorção de calor e evitará o efeito multiplicador do calor provocado pelos vidros. 

Só com isto, garantirá exceder a temperatura ambiente no exterior do carro. Outra das dicas bastante óbvias e “velhinhas” é, claro, de abrir todos os vidros...se o fizer, garantirá a circulação do ar e, por isso, a refrigeração do interior do automóvel. 

Se o seu carro tiver saída de ar no painel central, mesmo que o ar seja quente, pode pendurar no local um pano molhado, previamente colocado no congelador. Ligue o ar e terá um ar condicionado “caseiro”...mas só durante alguns minutos! 

Conduzir em períodos de muito calor pode ser desesperante...por isso, opte por itinerários com maior quantidade de árvores, de forma a garantir que fará percursos com mais sombra.


Posto isto, não é demais relembrar que deve dar preferência a estacionamentos com cobertura, à sombra ou subterrâneos, não esquecendo de conduzir com roupas leves e calçado arejado.


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à Fonte da Notícia