logo
blog-1

Capacetes embaciados exigem cuidados redobrados. Saiba tudo!


Seja Inverno ou Verão, não raras são as vezes em que os condutores de motos se deparam com este problema...o capacete embaciado!

Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer não só a importância da manutenção do seu capacete como forma de assegurar a sua segurança, mas também alguns truques para minimizar o embaciamento do mesmo.

Capacetes de motos com viseira, normalmente, têm alguma tendência para embaciar, seja no Verão ou no Inverno. 

O frio e o calor são factores que levam a esse fenómeno, criando por vezes algumas situações difíceis de resolver em andamento.

 Se é condutor de uma moto, provavelmente já deu pelo capacete embaciado quando parou num semáforo ou enquanto circulava a velocidades reduzidas. Este fenómeno pode ser perigoso, já que fará com que perca a visibilidade. 

Assim, a Insparedes dá-lhe alguns conselhos para que evite que a viseira do seu capacete embacie, percebendo porque é o problema ocorre.

Porque é que a viseira embacia?

O vapor na viseira aparece quando chove, mas também pode surgir em dias de calor, quando o motorista segue demasiado agasalhado e começa a transpirar. 

Durante a respiração produzimos vapor de água e o calor da nossa cabeça em conjunto com o que expulsamos durante a respiração, faz com que a temperatura no interior do capacete aumente. 

Isso acontece nos capacetes, mesmo no verão, porque a temperatura no interior do capacete é superior à exterior. 

O que se pode fazer?

Antigamente, os condutores recorriam a métodos mais arcaicos como passar uma batata cortada no interior da viseira e havia até quem fizesse perfurações laterais na viseira com um broca de dimensões muito reduzidas. 

Este método permite que exista circulação de ar dentro do capacete, amenizando o embaciamento da viseira. Hoje em dia, existem capacetes mais modernizados, com melhores características de conforto e segurança. 

Além disso, possuem um design mais aerodinâmico, que protege mais do frio e os tornam mais insonorizados. 

Hoje em dia, existe também o Pinlock, que é nada mais nada menos do que uma segunda viseira que se coloca na parte interior da viseira principal. 

No seu contorno incorpora silicone, que garante uma estanquecidade perfeita. Com ele, é criada uma pequena câmara de ar entre a viseira e o próprio Pinlock, que evita que o embaciamento aconteça uma vez que impede a passagem de ar. 

Com esta câmara de ar, não existirão diferenças de temperatura, logo o embaciamento não acontece. 

Como alternativa, existem no mercado sprays anti-embaciamento que são aplicados no interior da viseira. Com uma aplicação rápida e simples, são uma boa opção quando o capacete não está preparado para recorrer ao Pinlock. É uma opção barata e eficaz, no entanto pouco duradoura.


Conhece outros métodos para desembaciar a viseira do seu capacete? Partilhe connosco e, não se esqueça, de manter uma velocidade regrada enquanto conduz, principalmente de mota!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


   

Saber Mais