logo
blog-1

Bebidas energéticas e condução – Será que combinam?


Cansaço, fadiga e sonolência são fatores de risco que, por vezes, obrigam os condutores a recorrer a fórmulas clássicas, como bebidas com cafeína.

Embora o consumo de bebidas com cafeína pareça ser o mais sensato em caso de fadiga na estrada, nem sempre é o mais vantajoso.


Isto porque o seu consumo em excesso pode despoletar o efeito contrário. 

Conheça algumas curiosidades relativamente a estas bebidas:


Consumir cafeína e bebidas energéticas pode ser inteligente

Embora o café e outras bebidas não substituam o descanso, podem realmente amenizar estados de fadiga e sonolência. 

De acordo com o o Eurobarómetro da Fadiga, 5,2% dos europeus reconhece que, em viagens longas, quase sempre sentem cansaço. 

Destes, um em cada quatro admite conduzir sem parar o veículo por períodos superiores a quatro horas. Assim, o café pode efetivamente ajudar a reduzir os estragos da sonolência, mas não é de todo a solução.


Como atua a cafeína quando conduzimos?

Sabe-se que há uma relação direta entre o consumo de cafeína e o aumento da atenção. 

Da mesma forma, existem vários estudos científicos que afirmam que a cafeína contribui para que estejamos mais despertos durante a condução. 

Este efeito deve-se ao facto da cafeína, em apenas um quarto de hora, influenciar o sistema nervoso central de forma a bloquear os receptores de adenosina, que é uma das moléculas responsáveis pelo sono. 

Simultâneamente, a cafeína atua sobre a dopamina, outro neurotransmissor relacionado com a sensação de prazer. 

Não se iluda, embora a cafeína seja realmente uma ajuda na hora de combater a fadiga, o seu consumo em excesso pode fazer com que se sinta “mais agitado, mais nervoso e irritável”. 

Além disso, podem reduzir a sensação de sonolência por algum tempo, mas essa sensação pode surpreendê-lo mais tarde durante a condução. Por isso, já sabe – tudo com conta, peso e medida! 

Como tal, a Insparedes aconselha a que esteja consciente de que bebidas energéticas incidem na forma como conduzimos e tudo o que ingerimos pode influenciar a nossa atividade cognitiva.


Acima de tudo, lembre-se de fazer algumas paragens pelo caminho e, além de tomar o seu café, mantenha-se hidratado e alimente-se bem!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


   

Saber Mais