Bateria descarregada? Saiba o que fazer!
Já lhe aconteceu não conseguir ligar o carro por ter a bateria descarregada?
É uma situação chata, contudo mais comum do que possa parecer. Sabe como ligar a bateria à bateria de outro veículo? Saiba como o fazer com segurança!
- Deixe os veículos estacionados frente a frente a uma distância entre 45 a 50cm, de forma a que o comprimento dos cabos seja suficiente para os ligar.
- Nos automóveis com transmissão automática, mude o seletor de velocidades para o modo “Estacionamento”, nos automóveis com transmissão manual, para o modo “Neutro”.
- Certifique-se de que o motor do outro veículo está desligado.
- Acione o travão de mão de ambos os carros.
- Retire as chaves dos interruptores de ignição dos automóveis e abra as portas do automóvel com a bateria descarregada. Caso contrário, quando a tensão for fornecida, o sistema anti-roubo do automóvel pode acionar e trancar as portas.
- Abra o capô e examine a bateria e procure os dois terminais. O positivo é geralmente o maior e marcado como “POS” ou “+”, e o negativo como “NEG” ou “-“. O terminal positivo é muitas vezes de cor vermelha, e o negativo preto. Ao ligar os cabos auxiliares de arranque, é fundamentar não confundir os terminais.
- Caso necessário, limpe a sujidade e os óxidos dos terminais com um pano ou escova de arame.
- Verifique o conjunto de ligação de arranque. O kit deve incluir dois cabos, sendo que um deles é normalmente vermelho e o segundo é preto. Os cabos em si podem ser de cores diferentes, mas os pinos de fixação nas suas extremidades são quase sempre vermelhos e pretos. Esta marcação de cor ajuda a evitar erros ao ligar os fios.
- Ligue os cabos pela ordem seguinte:
a) um clip vermelho – ao terminal positivo da bateria descarregada;
b) o segundo clipe vermelho – ao terminal positivo do automóvel doador;
c) um clipe preto – ao terminal negativo da bateria do automóvel do outro proprietário;
d) o segundo clipe preto – a uma parte metálica não pintada do veículo com a bateria descarregada. Pode ser uma porca ou um parafuso no bloco do motor.
Após ligar os cabos:
- Certifique-se de que os cabos não tocam nas partes móveis do motor.
- Ligue o motor do automóvel do outro proprietário e deixe-o a funcionar durante 10 a 20 minutos. Pare o motor.
- Tente ligar o motor do automóvel com a bateria descarregada. Se conseguir, não desligue o motor durante 10 a 20 minutos. Este tempo deve ser o suficiente para carregar um pouco a bateria.
- Se o automóvel não pegar, repita o procedimento: ligue o motor do automóvel do outro proprietário e deixe-o a trabalhar por algum tempo, desligue-o e tente ligar o outro veículo. Não ligue o motor de arranque do automóvel com o motor do outro veículo ligado, uma vez que isto pode levar à falha do seu alternador.
- Se o arranque for bem sucedido, desligue os cabos na ordem inversa: clipe preto – da parte não pintada da carroçaria do automóvel. clip preto – a partir do terminal negativo do outro automóvel; clipe vermelho – a partir do terminal positivo do outro automóvel; clipe vermelho – do terminal positivo da bateria, que estava descarregada.
- Se, após várias tentativas, não conseguir ligar o motor, dirija-se a uma oficina para obter ajuda. A sua bateria poderá estar completamente descarregada e será necessário repará-la ou substituí-la, ou alguns sistemas do veículo podem estar com defeito, como por exemplo os fusíveis, o motor de arranque ou o interruptor de ignição.
Alguns cuidados a ter em conta:
- Nunca faça pegar um automóvel a outro automóvel que tenha a tensão nominal maior ou menor do que a do seu automóvel. Por exemplo, se o seu veículo estiver equipado com uma bateria de 12 V, não deve ser ligado a uma de 24 V ou 6 V, a fim de evitar picos de tensão.
- Não é aconselhável ligar veículos com motores a gasolina e diesel, uma vez que as suas baterias têm diferentes amperes de arranque a frio, pelo que o processo será ineficaz ou arriscar-se-á a danificar os dispositivos eletrónicos.
- É proibido fazer pegar um automóvel com uma instalação elétrica defeituosa, bateria com vazamento ou outros defeitos. Por isso, se a sua bateria ficou descarregada, devido a tentativas longas e mal sucedidas de ligar o motor, procure ajuda profissional.
- Não é aconselhável efetuar a ligação a um veículo com uma bateria que não esteja totalmente carregada.
Uma bateria descarregada é um problema que pode acontecer até a um condutor experiente. Caso não haja nenhum problema mais grave, as dicas acima poderão solucionar-lhe a situação! Em caso contrário, deve visitar o seu mecânico para perceber a origem do problema.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!