
Avarias na caixa de velocidades - Sabe identificá-las?
Sabia que a embraiagem e a caixa de velocidades são os componentes responsáveis pela transmissão de potência às rodas?
Juntas, a caixa de velocidades e a embraiagem contribuem para o máximo aproveitamento da energia do motor.
Contudo, podem sofrer avarias que nem sempre são de fácil identificação. Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer algumas das avarias mais comuns e como identificá-las:
Perda de capacidade de desembraiagem
Esta situação verifica-se quando o veículo continua a andar ou continua “engatado”, apesar de já ter carregado no pedal da embraiagem a fundo. Normalmente, este problema advém da desafinação da embraiagem, sendo necessário dirigir-se à oficina de sua confiança.
Frouxidão do pedal
Este problema constata-se quando se pisa o pedal de embraiagem e este não reage. A avaria pode estar na ruptura do cabo de transmissão. Como tal, aconselha-se uma revisão regular a este cabo, já que está sujeito a um uso intenso. Se verificar rasgos ou deformações neste cabo, o mesmo deve ser trocado.
A embraiagem patina
Quando o motor está excessivamente acelerado e o carro não anda, pode ser indício de problemas na embraiagem, já que esta pode não estar a conseguir transmitir toda a potência do motor por ter o disco gasto. Assim, deve substituí-lo e rever os componentes.
Transmissão ruidosa
Ruídos na transmissão podem advir de várias causas, como falta de lubrificante, juntas gastas, engrenagens em mau estado, apoios da borracha degradados, folgas, ou veios de transmissão gastos.
Ruídos na caixa de velocidades
Se ouvir ruídos na caixa de velocidades, estes podem ser provocados por falta de lubrificante da caixa (que é diferente do óleo do motor), por engrenagens da caixa gastas ou partidas. Pode também significar que as chumaceiras de apoio estão gastas ou que os eixos e engrenagens não estão em bom sincronismo.
Não entra determinada mudança
Se, ao engrenar as mudanças, vir que alguma não entra, pode significar que a forquilha de seleção de velocidades está em mau estado ou que há um desajuste entre a alavanca da seleção de velocidades e as engrenagens.
A alavanca das velocidades salta de posição
Se se deparar com este problema, pode significar que a forquilha está gasta ou torcida ou que a mola da forquilha perdeu a força ou está estragada.
O carro arranca aos solavancos
Os solavancos produzem-se por deformação dos discos de fricção. Esta deformação pode advir de um aquecimento excessivo. Porém, este problema pode também ser provocado pela desafinação ou distorção dos pontos de apoio do motor e caixa de velocidades, transmissão ou eixo traseiro.
Conselhos Insparedes que deve ter em conta
-Ao utilizar o pedal de embraiagem, faça-o com suavidade, evitando passagens de velocidades bruscas;
-Ao utilizar o pedal de embraiagem, faça-o com suavidade, evitando passagens de velocidades bruscas;
-Com o carro parado num semáforo, não mantenha o pé a premir o pedal da embraiagem. Coloque o carro em ponto morto;
-Efetue revisões ao cabo da embraiagem e à mola de recuperação do pedal a cada 20.000km;
-Certifique-se de que as borrachas de proteção dos pedais se mantêm em bom estado. Assim, evitará que o pé escorregue do pedal, o que pode causar incidentes nas passagens de caixa ou nas travagens;
-Verifique frequentemente o nível de lubrificante da caixa de velocidades; Quando fizer passagens de caixa (mudar as velocidades), pressione a fundo o pedal da embraiagem. Assim, garantirá uma sincronização perfeita e haverá menos desgaste do disco de embraiagem;
-Verifique todos os mecanismos que fazer parte da suspensão do veículo, já que o mau funcionamento dos mesmos afeta também os mecanismos de transmissão.
Agora que já conhece alguns dos problemas mais recorrentes nas caixas de velocidades, bem como as suas causas, lembre-se de, com alguma regularidade, fazer uma revisão ao seu carro. Caso se depare com alguma das situações acima referidas, dirija-se ao mecânico, não prolongue o problema, já que pode danificar outras áreas do seu carro!
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!