logo
blog-1

Autocaravanas elétricas - ainda vai a tempo de uma escapadela sustentável!


Se é um dos sortudos que ainda vai de férias, ou se se quer despedir do Verão num belo fim de semana a dois, saiba que uma escapadela numa autocaravana pode ser uma experiência inesquecível e bastante sustentável.

Viajar de autocaravana permite um contacto mais próximo com a natureza, uma incrível forma de desconexão dos desafios da vida diária. Saiba tudo!


Cada vez mais, as escapadelas de autocaravana são uma opção mais tida em conta, principalmente por camadas mais jovens, que procuram a flexibilidade de passear sem rumo, passar a noite em locais diferentes, em comunhão com a natureza. 

Após a eletrificação chegar a estes veículos, a sua procura tem crescido exponencialmente, quer pela sua comodidade, quer pela consciência ambiental que cada vez mais se impõe. 

Nos últimos anos, o mundo das autocaravanas tem evoluído imenso, o que também se intensificou com a pandemia. Devido à pandemia do covid-19, bem como todas as normas de isolamento e prevenção da disseminação do vírus, o interesse por este tipo de turismo aumentou significativamente, já que permitem viajar sem proximidade com pessoas de outros núcleos familiares, são o próprio alojamento e permitem manter uma certa distância social. 

Com esta crescente procura, estes veículos têm vindo a passar por processos de modernização no seu fabrico, tendo em conta não só a sua performance e comodismo, mas também a pegada ambiental que deixam no nosso planeta. 

Como tal, cada vez mais presenciamos uma crescente oferta no âmbito elétrico.


Mas afinal, quais as vantagens das autocaravanas elétricas?

As autocaravanas elétricas funcionam única e exclusivamente com energia elétrica que é armazenada numa bateria. Com um ecrã situado no interior do veículo, é possível verificar o nível de carga e bateria necessários para cada modelo. 

Alguns modelos, permitem um carregamento rápido que oferece uma autonomia de até 300 quilómetros. No entanto, verifica-se que a tendência é que cada vez mais surjam veículos com maior potência. 

No leque das suas vantagens, destaca-se a eficiência e redução das emissões de CO2 e partículas, o que é cada vez mais importante para a sustentabilidade do planeta. O facto de permitir chegar a destinos remotos é um ponto forte, já que promove uma sensação de liberdade e de aconchego.


E como tudo tem desvantagens…

A nível de desvantagens ou, pelo menos, pontos inconvenientes, destaca-se a ainda pequena rede de estações para carregamento. 

Para mitigar esta questão, já existem fabricantes que apresentam boas alternativas, que passam por um extensor de autonomia que funciona a gasolina, oferecendo a vantagem de reduzir emissões e do veículo funcionar de forma híbrida.


Se é aventureiro e está nos seus planos fazer uma escapadela entre amigos ou a dois para aproveitar a beleza e aconchego dos primeiros dias de Outono, recorrer a uma autocaravana vai, certamente, ser uma ótima experiência!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Aceder à fonte da notícia