logo
blog-1

Ajuste a sua condução em prol da segurança e eficácia do seu carro!



Sabia que a forma como conduz pode influenciar o estado do seu automóvel, sendo determinante para a prevenção ou, por outro lado, para o aparecimento de avarias? Saiba com a Insparedes como se precaver!


Quando se fala numa condução preventiva, não nos focamos apenas numa condução defensiva que previna a ocorrência de acidentes e garanta a segurança de quem circula na estrada, mas também que garanta a viabilidade e a prevenção de danos no carro.




Como tal, a Insparedes dá-lhe a conhecer problemas que podem advir de uma condução descuidada e como proceder para que isto não lhe aconteça!   


Desgaste prematuro da embraiagem – Porque acontece e como evitar? 


Conduzir com o pé esquerdo permanentemente na embraiagem provoca fricções desnecessárias que, a longo prazo, podem danificar o disco de embraiagem. Assim, a embraiagem deve ser utilizada quando for estritamente necessário, para iniciar a marcha ou trocar de mudanças, já que uma fricção excessiva vai limando o disco, podendo provocar a patinagem. 


Filtro de partículas – Como mantê-lo intacto? 


O filtro de partículas evite que o carvão que resulta da combustão do gasóleo seja libertado na atmosfera. Assim, estas partículas são capturadas pelas extremidades do filtro. Depois, são destruídas, o que exige ciclos de regeneração automáticos que precisam de cerca de 20 minutos com o motor a trabalhar. 


Porém, interromper este processo mais de três vezes pode ser sinónimo de uma visita à oficina. Em carros Diesel, fazer trajetos curtos e contínuos sem deixar que o filtro se regenere é sinónimo de avarias a longo prazo. O melhor será fazer alguns quilómetros em autoestrada a velocidades mais elevadas. 


Folgas na caixa de velocidades – Como evitá-las? 


Conduzir com a mão apoiada na caixa de velocidades é um hábito que pode provocar folgas nos elementos existentes entre o comando da caixa e a própria caixa de velocidades, engrenagens e rolamentos. 


Cada pequeno golpe, pressão ou movimento, é transmitido à caixa de velocidades através das ligações entre as várias partes. É preciso manter as duas mãos no volante logo depois de cada troca de caixa. 


Quebra dos tubos – Como acontece? 


Utilizar água na refrigeração sem anticongelante pode provocar uma surpresa desagradável, principalmente no inverno. Um dia mais frio pode congelar a água no sistema, que quebra pela parte mais débil: os tubos. 


Substituir os tubos não é muito dispendioso, mas no caso de algum se romper com o carro em andamento, pode provocar a perda total do líquido da refrigeração e levar a uma avaria mais dispendiosa. 


Condução agressiva – Como pode prejudicá-lo? 


Uma condução agressiva, que puxa ao máximo pelo motor, acelera o desgaste dos elementos mecânicos. Acelerações constantes e travagens bruscas colocam em risco qualquer componente do motor. 


Porém, conduzir em rotações muito baixas, terá exatamente o mesmo efeito, pelo que se recomenda “puxar” um pouco mais pelo carro em autoestradas para ajudar a eliminar impurezas e carvão. 


Não verificar os níveis – Que consequências pode isso trazer? 


Há líquidos no nosso veículo que são cruciais e precisam de verificação constante, como o óleo e o líquido da refrigeração. Assim, o óleo deve ser verificado com o motor frio e numa superfície plana. Um óleo muito escuro ou impuro indicará que algo não está bem. 


Desgaste de pneus e furos – Como preveni-los? 


Os pneus são um dos elementos mais importantes do carro, já que estão permanentemente em contacto com o solo, influenciando toda a condução, estabilidade, travagem e direção. Verificar regularmente a pressão dos pneus, respeitando a que é aconselhada pelo fabricante. Este hábito permitirá que os pneus durem mais e que o carro tenha uma melhor performance.  


Agora que já sabe como adaptar a sua condução de forma a garantir a viabilidade do seu carro, a sua segurança na estrada e evitar avarias desnecessárias, a Insparedes relembra a que tenha em atenção limites de velocidade e distâncias de segurança dos outros carros, maximizando assim a sua segurança e a dos que o rodeiam!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia