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Ajustar a pressão dos pneus? Saiba como fazê-lo corretamente!


É fundamental circular com a pressão de pneus recomendada pelo fabricante, já que este cuidado não só aumentará a sua segurança, como reduzirá também o consumo e promoverá o prazo de vida útil dos pneus do seu carro.

Por isso, e para evitar “momentos de aperto”, saiba como ajustar corretamente a pressão dos seus pneus.

Não é vergonha assumir que, no momento de rever a pressão dos pneus, podem surgir várias dúvidas. 

Qual a pressão a colocar?; De quanto em quanto tempo se deve verificar a pressão?; Onde se deve fazer? Saiba tudo com as dicas abaixo!


O papel dos pneus na segurança

O pneu é o único ponto de contacto entre o carro e o solo. Contudo, apesar de ser um elemento chave para uma condução segura, nem sempre lhe damos a importância devida. O estado dos pneus afeta o comportamento dinâmico do veículo, bem como o consumo de combustível. 

No entanto, medir a pressão dos pneus é uma tarefa simples que demora apenas 5 minutos e que é conveniente fazer pelo menos uma vez por mês e sempre que saia em viagem. Também é muito importante rever o estado dos pneus para detetar golpes e furos e assegurar-se de que a profundidade do desenho cumpre as normas. 

Neste sentido, é preciso relembrar que a profundidade mínima legal é de 1,6mm, e que com menos do que isso é perigoso circular, já que aumenta o risco de um acidente.


Como saber qual a pressão correta?

A pressão a colocar dependerá de casa veículo e do tipo de pneu, já que cada fabricante seleciona, testa e homologa pneus diferentes para cada modelo, baseando-se em critérios como o rendimento, o tamanho, peso e velocidade máxima dos carros. 

Geralmente, as indicações sobre a pressão a colocar-se em cada carro encontram-se no interior da porta de acesso ao depósito da gasolina, na porta do condutor, no manual do veículo e, em raros casos, no compartimento do motor.


Medir a pressão

Ao medir a pressão dos pneus, deve tentar tê-los frios, situação que pode conseguir caso circule apenas 3 a 5 km nas horas anteriores. Se circulámos mais, os pneus já estão quentes e teremos que somar 0,3 bar à pressão indicada pelo fabricante. Alguns veículos necessitam da mesma pressão em todas as rodas, ainda que outros tenham valores distintos para as rodas dianteiras e traseiras. 


Os pneumáticos tendem a vazar aproximadamente 0,07 kg/cm2 (1 PSI ou 0,068 bar) por mês de forma natural. Por isso, é importante revê-la pelo menos uma vez por mês. Para esta tarefa, há duas maneiras de ver a pressão: com os manómetros públicos das estações de serviço ou através do seu próprio manómetro. 


Os manómetros dos postos de combustível são menos recomendáveis, já que não costumam ser fiáveis, podendo dar medidas com margens de erro, por não serem muito cuidados nem contarem com uma calibragem periódica. É conveniente escolher os mais recentes ou os que estão em melhor estado e investir cinco minutos a rever as pressões. 


Por outro lado, pode encontrar manómetros nas lojas de acessórios de carros a um preço que varia entre os 20 e os 100 euros. Se não tiver um compressor de ar, mas apenas um manómetro, a melhor forma de chegar à pressão correta é encher os pneus ao final do dia, ultrapassando um pouco o nível indicado pelo fabricante. 


No dia seguinte, quando os pneus estiverem frios, basta baixar a pressão até ao nível correto, com o manómetro de mão.



Encher os pneus

Para encher os pneus do seu carro, deve conectar a ponta da bomba. Para tal, estique a mangueira de ar até ao pneumático que precisa de encher e pressione a ponta da válvula. Uma vez conectadas, basta ouvir o ar a passar enquanto enche o pneu. 

No caso de ouvir ar a escapar, é provável que a ponta da mangueira não esteja nivelada com a válvula, pelo que deve reconfirmar. Tem de ser paciente, pois se os pneus estiverem com pressão baixa, talvez necessitem de vários minutos até ficarem cheios. Se tiver enchido os pneus nos últimos meses e só estiver a ajustar o limite superior, o processo poderá durar apenas entre 10 a 20 segundos.


Coloque o tampão de segurança na válvula

Depois de colocar ar em todos os pneus, coloque os tampões nas válvulas. Não é obrigatório selar as válvulas, mas será menos provável que os pneus percam ar. Temos de ter em conta que a válvula não deixa sair ar, a menos que algo a pressione, como uma caneta, um dedo ou qualquer outro objeto.


É importante ter cuidado ao encher os pneus, verificar se a pressão a colocar está correta. Ainda mais importante, é ter a certeza que não circulamos com os pneus vazios, sob pena de corrermos o risco de que eles rebentem.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


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