Acidentes urbanos são evitáveis...e dispensáveis!
Uma pequena distracção pode ser um perigo não só para a sua segurança, mas também para a sua carteira, que sofrerá com os prejuízos.
Como tal, a Insparedes reuniu algumas dicas para que evite pequenos toques, que provocam não só danos no seu automóvel, mas também podem colocar a sua segurança em causa.
No trânsito urbano, pequenos toques são os mais comuns e nem sempre são comunicados às seguradoras, acabando por ficar os encargos sob a responsabilidade dos culpados. No entanto, eles acontecem por variados factores, os quais lhe daremos a conhecer, assim como a forma de os evitar.
Cuidado com a rotina
Conhecer bem o percurso, bem como a localização dos semáforos ou das passadeiras, pode ser uma valiosa ajuda. No entanto, esta “confiança” pode permitir a algumas distracções ou descuidos, o que será suficiente para provocar um acidente. Por isso, mesmo que conheça bem os percursos, não facilite!
Se tem de programar o GPS, faça-o com o carro parado!
Por vezes, não conhecemos os percursos e podemos ter de recorrer ao GPS. Por isso, se tiver de o programar, pare antes o carro num local onde não interfira com o trânsito, já que fazê-lo em andamento duplica a probabilidade de sofrer um acidente.
Esteja atento ao carro da frente
Deve sempre ter em atenção a condução do condutor que segue à sua frente. Por isso, se circula atrás de um carro que segue a uma velocidade reduzida ou a fazer manobras estranhas, tenha cuidado e mantenha uma distância segura do mesmo.
Respeite as prioridades
Grande parte dos acidentes urbanos ocorrem em cruzamentos! Como tal, se tem a prioridade, não a dê totalmente como certa, pois pode deparar-se com uma distracção de outro condutor que não fez caso das regras de prioridade.
Nos semáforos, deixe abrir o verde e olhe sempre com atenção para não passar os vermelhos.
Distância de segurança é meio caminho andado
Se se aperceber que o carro que circula à sua frente anda à procura de estacionamento, não vá colado a ele, já que ele pode travar a qualquer momento. Esta dica é válida em todas as etapas da condução, principalmente em condições atmosféricas adversas.
Evite obstruir a via
Se verifica a obstrução da via, por exemplo numa rotunda ou cruzamento, evite avançar para obstruir ainda mais. Aguarde até que o trânsito comece a fluir, pois ao entrar num congestionamento acabará por colocar-se numa situação de risco.
Ao seguir estas dicas, não só contribuirá para estradas mais fluídas, como para a sua segurança e dos outros condutores. Além disso, ficará prevenido de pequenos sinistros que provocarão longos processos burocráticos, bem como despesas desnecessárias.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!