logo
blog-1

Acha que o seu carro é moderno? Leve-o até à vanguarda da modernidade tecnológica!


Nos últimos anos, têm sido várias as revoluções tecnológicas com vista em gerar uma condução mais segura, confortável e eficiente.

Nem todos os carros possuem já incorporadas essas aplicações…contudo, saiba que é possível aplicar várias delas no seu automóvel e torná-lo bem mais moderno!

São vários os elementos que chegaram ao mercado automóvel com o objetivo de trazer ao mundo da condução mais modernismo, segurança e eficiência. 

Nos modelos mais recentes, várias funcionalidades vêm já incorporadas. Contudo, se é daqueles que preza pelo modernismo mas possui um automóvel mais “vintage”, a boa notícia é que pode incorporar essas funcionalidades, conferindo-lhe outro dinamismo e mantendo o carácter da sua viatura.


Bluetooth

O Bluetooth é uma tecnologia usada, por exemplo, nos sistemas mãos-livres, podendo realizar e receber chamadas de telemóvel sem ter que utilizar as mãos. 

Este sistema permite uma única configuração e só tem de ser ativado no smartphone. Além disso, permite também ouvir música proveniente de aplicações de telemóvel. 

Para o efeito, só é necessário um dispositivo, que normalmente utiliza uma ficha de 12V.


Carregador sem cabo

Se há coisa que ninguém gosta, é ficar sem bateria durante uma viagem. O carregador sem cabo permite colocar o telemóvel a carregar, sem a necessidade de qualquer cabo. 

Existem vários modelos, de carregamento rápido, universais, com sistema de retenção automática por gravidade para que o telemóvel não caia enquanto está a carregar.


Apple Car Play ou Android Auto

Para possibilitar a conexão e evitar distrações, os principais fornecedores de sistemas operativos (IOS e Android) focaram-se em desenvolver aplicativos que funcionem através de comandos de voz. 

Com o Android Auto ou o Apple Car Play, é possível aproveitar o assistente de voz como navegador, para procurar por estações de serviço próximas, avisos e alertas de trânsito, etc. Estas ferramentas limitam também determinadas funcionalidades para evitar distrações durante a condução.


Sensor de estacionamento

Normalmente os sensores de estacionamento vêm em kits de assistentes de estacionamento, que contêm de quatro a oito sensores, com uma caixa de controlo e indicador visual e/ou sonoro. Alguns destes kits precisam de ser instalados dentro da carroçaria, outros só têm de ser colados no interior do carro.


Câmara traseira

A câmara traseira é de fácil instalação e facilita o estacionamento, contribuindo para a segurança nas estradas. 

O seu preço varia consoante o modelo, podendo incluir ecrã, visão noturna, impermeável, sinal melhorado, entre outros.


Retrovisores para ângulos mortos

Os retrovisores para ângulos mortos são perfeitos para gerar uma ampla visão da estrada. São de rápida e fácil instalação e mantêm-se estáveis. Quando removidos, não deixam marcas. 

Estão concebidos para aumentar a visibilidade e melhorar a segurança rodoviárias, já que possuem uma rotação de 360º e uma oscilação ajustável até cerca de 30%.


Ecrãs para apoio de cabeça dos bancos

Estes ecrãs têm o objetivo de distrair os mais pequenos, principalmente em viagens mais longas. Podem ser instalados através de um suporte para tablet ou através de um reprodutor portátil que, geralmente, possui apoios de borracha.


Head Up Display

O Head Up Display é um sistema que dá ao condutor informações básicas sobre o pára-brisas ou sobre o que se passa na linha de visão do condutor, mostrando informações detalhadas sobre velocidade, rotação do motor, consumo de combustível, etc.



Na sua grande maioria, é possível implementar estas funcionalidades na sua viatura sem ter de interferir com os componentes de origem, o que permitirá salvaguardar o aspeto original do seu carro mas, ao mesmo tempo, usufrui de funcionalidades de vanguarda.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia